quarta-feira, 3 de junho de 2015

Buracos


Buraco! Jogo de cartas gostoso e que entretém. Imprescindível para quem vai à praia, pois não há férias na praia, que não chova.

Bom seria se buraco fosse apenas um jogo. Há mais buracos na vida que o jogo. São os buracos das ruas. É agradável transitar por ruas bem pavimentadas. Desagradável, irritante, desconfortante é transitar por ruas más conservadas.

Um fato tem passado despercebido pela mídia. Faz um bom tempo, a Justiça condenou a Prefeitura de Sorocaba a pagar uma indenização de 200 salários mínimos e uma remuneração mensal até o fim da vida dos pais de um rapaz morto em um acidente de moto.

Como aconteceu? Um buraco tirou a vida de um motoqueiro. Só sei se era motociclista. Um buraco no meio da rua. Fico, então, pensando. Livre-nos Deus de uma tragédia semelhante.

Buracos não nos faltam. Também não nos faltam motoqueiros apressados e pouco observadores das normas de trânsito. Entretanto, não são somente os motoqueiros, que não observam as regras de trânsito. Os motoristas têm lá suas culpas. Os ciclistas estão sempre onde não deveriam estar. Se não estão à esquerda, estão na contramão. E os pedestres? Os pedestres têm o hábito de caminhar no leito das ruas, deixando de caminhar na calçada.
Pode ser que os pedestres não usem as calçadas, porque em boa parte de sua extensão estejam obstruídas, em péssimo estado de conservação. O que pensam os deficientes físicos dos proprietários de calçadas nestas condições?
Voltemos aos buracos e as transgressões das regras de trânsito. Se ocorrer um acidente com um motoqueiro, culpa-se quem? Responsabiliza-se quem? O buraco? O motoqueiro? A Prefeitura?
Se um pedestre for atropelado caminhando no meio da rua, culpa-se quem? Responsabiliza-se quem? O pedestre ou o condutor?
Se ocorrer um acidente responsabiliza-se quem? O buraco? O motoqueiro? A Prefeitura? O pedestre? O ciclista? O motorista? Ou será que a responsabilidade é de alguma autoridade omissa?