sábado, 1 de junho de 2013

Estoicismo


Algumas frases precisam ser repetidas inúmeras vezes para, quem sabe, surtir efeito no seio da sociedade. A frase é a seguinte: o passado é o alicerce do futuro.
A filosofia começou muito antes da era cristã para os povos ocidentais. A Grécia é o berço dos grandes filósofos. A maioria deles quase desconhecidos pela maior parte do povo. É compreensivo que poucos se interessem por filosofia. Estudar o abstrato é um tanto difícil. É mais fácil estudar os resultados concretos destes estudos que não é possível tocar com as mãos.
O homem sábio obedece à lei natural. Estoicismo tem como princípio a rigidez dos princípios morais. Os estoicos exerceram profunda influência na ética cristã dos primeiros tempos do cristianismo. Atualmente não sei. Algumas Igrejas ainda aceitam a resignação diante do sofrimento, da adversidade, do infortúnio. Estes são alguns princípios do estoicismo.
Bandidos não tem moral. Pelo menos a moral que acreditamos ser a conduta correta e natural a ser seguida em uma sociedade justa e fraterna. Enfim, em qualquer sociedade. Por outro lado, também não tem moral, grupos que protegem bandidos, argumentando que são seres humanos, esquecendo-se dos atos desumanos praticados por transgressores da ordem estabelecida.
Existem inúmeras entidades para acolher bandidos. Outro tanto para abrigar usuário de drogas. A maioria destas entidades recebe dinheiro público. Recursos retirados do erário proveniente dos impostos que naturalmente o povo paga.
Existe asilo para pessoas velhas, Associação de diabéticos, Associação de Senhoras que ajudam os doentes de câncer e outras associações de amparo social à população sem recursos financeiros. A maioria, para não dizer todas estas entidades, sobrevive com esforços próprios, promovendo almoços, jantares, rifas, campanhas pedindo doações. Raramente vêm recursos do governo.
Famílias de bandidos presos têm ajuda financeira do Governo. Usuários de drogas também têm ajuda financeira para se tratar. Alguém tem que pagar a conta da clínica. De quebra, o governa gasta milhões de reais com o maior cabresto eleitoral. O Programa Bolsa Família é de fundamental importância para que o partido do mensalão se mantenha no poder. É imoral maquiar este estelionato eleitoral como uma obra social.
“Quando o governo dá dinheiro para alguém, ele retirou de outro”. Todo mundo sabe disto. E todo mundo sabe também que, a maioria só tem ajuda do suor de seu rosto para conseguir dinheiro para pagar a escola, o médico e o vigilante que toma conta do quarteirão. Pagamos impostos, mas não temos escolas, hospitais e segurança compatível com o que pagamos.
Os aposentados estão endividados e à beira de um colapso financeiro, porque os reajustes da aposentadoria não acompanha a inflação. Fato que os levou a contrair empréstimo consignado, por influência da propagando do governo federal.
Famílias de vítimas da bandidagem, as próprias vítimas e os aposentados não são assistidos por ninguém. Nem pela demagogia dos políticos que desconhecem o Estoicismo.
Por definição, Estoicismo é uma doutrina fundada por Zenão de Cício (335 – 264 aC) e desenvolvida por várias gerações de filósofos, que se caracteriza por uma ética a imperturbabilidade, a extirpação das paixões e a aceitação resignada do destino são as marcas fundamentais do homem sábio, o único apto a experimentar a verdadeira felicidade”.
Estoicismo e Iluminismo são duas doutrinas que os políticos, militantes fanáticos e seguidores de política partidária não conhecem. A moral e a razão.