segunda-feira, 20 de maio de 2013

Promessas


As pessoas quando estão bem, tanto de saúde quanto de finanças, não se preocupam muito em um bom relacionamento com o mundo espiritual. Problemas aparecem no cotidiano de nossas vidas. Quando eles são muito ruins, o desespero aparece. E quando não há alternativa para solucionar os problemas temporais, a saída é procurar o mundo espiritual e fazer promessas.
Promessa é aquele compromisso que se assume perante alguém, a fim de se realizar algo ou de contrair uma obrigação. Sempre que se aproxima uma data religiosa, dia de um santo milagreiro, a imprensa faz reportagem sobre os milagres, entrevistando os fieis. É desta forma que o povo fica sabendo do compromisso assumido. Será que todas as pessoas que recebem uma graça pagam suas promessas? Nem todos pagam suas promessas. E se não pagar não acontece nada.
Só quem contrai um empréstimo bancário é obrigado a pagar a promessa que fez junto ao funcionário. Se não devolver o dinheiro responderá judicialmente pelo ato.
Existe promessa que não deveria ser cumprida. A Dona Presidente prometeu e cumpriu a promessa ao criar o 39˚ ministério. Não é bem um ministério. Trata-se de uma secretaria, mas o secretário tem título de ministro. A totalmente desnecessária Secretaria da Micro e Pequena Empresa com status de ministério. Só falta o governo criar o Ministério das Empresas Médias. Como se não existisse o Ministério do Desenvolvimento, que cuida de todas as empresas não importando se são micros, pequenas, médias ou grandes.
Por outro lado o então presidente Luiz Inácio não cumpre suas promessas. Em 2007 numa cerimônia no Palácio do Planalto e ele concordou com as seguintes palavras presidente da CBF, Ricardo Teixeira: “A Copa do Mundo é um evento privado”. Todo mundo entendeu que o governo não gastaria dinheiro com a Copa.
Alguns meses depois o ministro do Esporte da época, Orlando Silva, oficializou a promessa com o aval do Luiz Inácio dizendo: “Os estádios para a Copa do Mundo serão construídos com dinheiro privado. Não haverá um centavo de dinheiro público para os estádios”. Estima-se que o Brasil vai gastar 35 bilhões de reais com a Copa do Mundo, dita ser de cunho privado.
As empreiteiras não cumpriram a promessa de entregar as obras dos estádios no prazo e os valores dos gastos foram majorados. E quem vai pagar as contas da promessa não cumprida pelo Sr Luiz Inácio será o povo. Dinheiro público para construção de hospitais ou escolas é escasso, mas para obras de reforma ou construção de estádios existe de sobra.
Durante as campanhas eleitorais não faltam promessas. Houve um prefeito que prometeu em palanque que doaria seus vencimentos, como prefeito, às entidades sociais de sua cidade. Ele ficou oito anos no poder. Durante este período respondeu vários processos por supostas irregularidades administrativas, mas não cumpriu a promessa de doar seu salário de prefeito. Não sei se a legislação permite que o prefeito doe seus vencimentos, por ter proveniência do erário público. Se for legal, a promessa foi boa.
Os vereadores são campeões de prometer o que não podem cumprir. Vereadores não podem propor projetos que causem gastos ao executivo. Entretanto, um vereador entrou com um projeto para que no dia das eleições a tarifa das passagens de ônibus seja gratuita. Isto parece socialismo. Gastar o dinheiro dos outros. Quem iria pagar o custo operacional das empresas de ônibus?
Nenhuma Câmara de Vereadores promete ao povo que vai diminuir os gastos mensais e encaminhar a sobra à Santa Casa de Misericórdia. Pode ser que esta sobra ajude quem precisa.