segunda-feira, 6 de maio de 2013

Mulher



Margaret Thatcher disse algumas frases que ficarão marcadas para sempre e servirão de lema para pessoas com raciocínio lógico e com a intenção de construir um mundo mais justo e mais fraterno. Talvez a mais marcante tenha sido a seguinte: “na política, se você quer que algo seja falado, peça a um homem. Se quiser que algo seja feito, peça a uma mulher”. Quanto aos regimes políticos ela disse que o socialismo dura até que acabe o dinheiro dos outros.

A boa mãe não é aquela que dá doce ao filho para conseguir educá-lo e fazê-lo cumprir seus deveres e até mesmo assimilar os bons modos de se comportar em sociedade. Isto é reflexo condicionado ou adestramento. A boa mãe estabelece regras, ora com frases doces ora com frases firmes e até ameaçadoras.

Talvez este tenha sido o sucesso político de Margaret Thatcher. Governou a Grã Bretanha como mulher. Deixou bem claro que governo é uma coisa e povo é outra. Para ela Governo é um mecanismo burocrático administrado por políticos, que normalmente tem interesses. Raramente os interesses dos governantes coincidem com os do povo. Por isto ela disse que é preciso vigiar os governantes, cobrar eficiência deles e diminuir seus poderes.

“Antes de melhorar as coisas pioram”. Quando a Dama de Ferro assumiu o cargo de primeira-ministra, ela tomou algumas decisões que caiu como um remédio amargo que uma mãe dá ao filho enfermo. É ruim, mas cura. Cortou gastos, diminuiu o poder de influência dos sindicatos no mercado de trabalho e na economia. Com estas e outras medidas administrativas baseadas no liberalismo a Inglaterra, que estava à beira de um abismo econômico e moral, se restabeleceu voltando a ocupar lugar de destaque no cenário mundial.

O Brasil também é administrado por uma mulher. A Presidente do Brasil também tem o epíteto de “Dama de Ferro”. Epíteto é uma palavra ou expressão com que se qualifica alguém, de forma positiva ou negativa. Melhor chamar a Dilma Rousseff de Dona Presidente.

Se Adolf Hitler tivesse levado em conta a derrota que Napoleão Bonaparte sofreu ao invadir a Rússia, não teria sido derrotado também. A história serve para isto. Alicerçar o futuro.

Margaret Thatcher usou um modelo econômico que salvou a Inglaterra. Embora haja atos positivos, a Dona Presidente está usando um modelo que poderá afundar o Brasil. Para a Presidente do Brasil um projeto só é bom se aumentar sua popularidade, visando a sua reeleição. Em oposição aos pensamentos da Primeira-ministra britânica, a Presidente transparece a impressão de que está impondo um modelo em que o Estado deve sempre se sobrepor aos interesses dos mercados e conduzi-los. O liberalismo salvou a Inglaterra, que estava se socializando. O socialismo afundou a União Soviética e todos os países sob sua influência.

Deixando as duas damas de ferro de lado, vamos olhar para as mais lindas criaturas que adornam nossas casas. Lar que não tem uma mulher é o mesmo que entrar num jardim sem flores e sem o agradável cheiro das pétalas de rosas vermelhas.

Rosa vermelha é a flor que mais se aproxima da descrição de uma mulher. Tem um significado simbólico muito forte. Simboliza o amor. O amalgama, a marca que caracteriza a mulher na sociedade. O elo de união da família. Sem a mulher não há amor. Tanto o amor fraterno como a paixão entre um homem e sua musa.

Um casal pode se separar, mas a mulher guerreira que é, mantém a célula da sociedade viva. A família não acaba porque além de mulher, ela é mãe.

Que me desculpem os misóginos, mas se as mulheres no governo governassem como mães, o mundo seria mais justo e mais fraterno.