segunda-feira, 25 de março de 2013

Hipocrisia


Em química, o prefixo “hipo” significa que o ácido tem menos oxigênio do que outro da mesma família, se é que podemos dizer que ácidos tem família. Por exemplo: ácido hipocloroso tem um átomo de oxigênio a menos do que o ácido cloroso.
Hipocrisia não tem nada a ver com química, mas dá a entender que falta alguma coisa. É uma característica de quem é hipócrita. É o caráter de pessoa que carece de sinceridade. É aquela pessoa que demonstra uma coisa, enquanto pensa em outra, que dissimula sua verdadeira personalidade, quase sempre por motivos interesseiros ou por medo de assumir sua verdadeira natureza. Assim se define o hipócrita: qualidade ou sentimento que não tem.
Em política a hipocrisia reina. Olga Benário era uma judia alemã. Veio para o Brasil a serviço do Partido Comunista Soviético para derrubar o governo e implantar o regime comunista no Brasil. O governo Getúlio Vargas prendeu os comunistas, entre eles Luiz Carlos Prestes e deportou sua mulher Olga para a Alemanha nazista.
Passado algum tempo Getúlio precisou do apoio dos comunistas. Já em liberdade, Prestes deixou de lado o que ocorreu com sua mulher e fez acordo com o Getúlio, apoiando as propostas do governo. Em política, nada é impossível.
Nada é impossível para perpetuação no poder. Pode ser os métodos aplicados na Venezuela ou corromper tanto os eleitores quantos os parlamentares. A imprensa tem feito a sua parte informando. O povo, entretanto, só viu a ponta do iceberg da corrupção e dos desmandos em nosso país. Por parecer incrível, mas não é. Nos municípios nem a ponta deste iceberg de corrupção e autoritarismo é mostrado ao povo.
Sempre pensei que esta frase dizendo que Deus era brasileiro fosse alguma piada de mau gosto. Se assim fosse, no Brasil existiriam inúmeros municípios que teriam recebido o mesmo castigo de Sodoma e Gomorra. Provavelmente o nosso país seria um imenso Mar Morto.
Achei interessante o título de um artigo de Paula Cesarino Costa: A culpa é do Imperador. A culpa é dele porque foi ele que inventou esta história de subir a serra e passar férias em Petrópolis. A moda pegou, mas ninguém cuidou das encostas.
Quando o governo diz que mandou verbas para socorrer as vítimas, dá vontade de dizer: quanta hipocrisia. Nesta semana saiu em manchete: De herói a vítima. Trata-se de um pedreiro que em 1981 ajudou a salvar vidas nos deslizamentos que houvera naquele ano. Passados trinta e um anos a cena se repetiu. O pedreiro novamente tentando salvar vidas. Desta vez tentava salvar a vida da filha, do genro e de dois netos.
Houve muita dor em Santa Maria, para alguns o fato da Dona Presidente ter ido ao local do desastre foi um ato compartilhar a dor. Para outros não deixou de ser um ato demagógico e hipócrita de um dirigente público.
Quando o Governo Federal diz que mandou recursos para a região serrana do Rio de Janeiro, todos ficam na esperança que não haverá mais mortes. Quanta hipocrisia! Em 2011 morreram mais de novecentas pessoas. Quantos morrerão até o fim das águas de março fechar o verão?
Os políticos se perpetuam no poder mostrando ao povo uma cara que eles não têm. Comprando votos sem mostrar a seu verdadeiro caráter. Por definição isto é hipocrisia. É hora de começarmos a desmascará-los. Dar ao funcionário público a justa remuneração e rever os vencimentos de vereadores e seus assessores, bem como de todos os parlamentares. Vereadores acobertam atos administrativos irregulares das prefeituras para proveito próprio ou de seus apadrinhados. Não há quem quebre esta prática. Nem a Justiça.
Não devemos perder a esperança. Há bons políticos.