segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Arrependimento


Arrependimento não mata, mas causa um estrago nos sentimentos de quem se arrependeu de alguma asneira que fez ou pactuou no passado.
As pessoas maduras são mais cautelosas. Os jovens preferem satisfazer suas vontades. Tatuagem é uma destas atitudes modistas. Tem gente que acha bonito ter uma tatuagem. Estava na sala de espera de uma empresa aguardando a fatura de acetato para ser retirado na expedição, quando ouvi uma conversa entre duas moças. Uma era casada a outra não. Ambas jovens. Fiquei surpreso com o que ouvi. A jovem casada acabara de fazer uma tatuagem. Fazer tatuagem não é atitude que causa surpresa a ninguém. A surpresa não foi a tatuagem, mas o que ela fez antes de se tatuar. Antes de fazer a tatuagem ela foi a um cirurgião plástico e fez um orçamento de quanto custaria para removê-la, se no futuro se arrependesse.
Está crescendo o número de pessoas que estão procurando dermatologistas e cirurgiões plásticos para remoção de tatuagens. Segundo matéria da Revista Veja, foram realizados 96.500 procedimentos para remover tatuagens, no ano de 2011 nos Estados Unidos. No Brasil não há estatística semelhante à dos americanos, mas os médicos daqui disseram que a procura vem crescendo de ano para ano.
O que foi um gosto no passado, hoje se tornou um pesadelo para os arrependidos. Os tatuadores cobram duzentos reais por um desenho de cinco centímetros. Os médicos cobram três mil reais para removê-lo. Além do custo, dói mais para remover do que para fazer. Arrependimento pode não matar, mas custa caro.
Nem sempre a tatuagem gravada na pele marca mais do que certos acontecimentos na vida dos indivíduos. Brincadeiras de mau gosto no colégio ficam gravadas e são difíceis de serem removidas.
Na política também existe marcas. Uma marca que não está tatuada na pele é a deixada por quem foi simpatizante das doutrinas de esquerda. Ninguém esquece as pessoas que foram comunistas ou socialistas. Há pessoas que se orgulhavam de pertencerem a estes partidos. O tempo faz as pessoas amadurecerem e estas doutrinas, normalmente, não fazem parte de quem modificou seus conceitos de política partidária, tendo como fonte de instrução os escândalos e desmandos dos políticos de esquerda ou de déspotas que assumem cargos eletivos.
Arrependimento não mata, mas causa um rombo no bolso de políticos que foram acusados e condenados por improbidade administrativa. Entretanto, ser acusado e condenado não marca a vida de um político. Não é uma marca que fica na sua alma e nem é uma tatuagem que pode ser vista. Simplesmente um episódio. Nada mais. Quando morrem recebe honras fúnebres e discursos falando de suas boas ações, mas ninguém comenta o passado escuro de sua vida como corrupto.
Será que vale a pena gastar dinheiro para se eleger prefeito, apenas para ter sua foto na galeria de ex-prefeitos? Mais vale um gosto do que um tostão no bolso, diz o ditado. Erro pode ser um acidente de percurso. Quem erra tem que pagar pelo erro. Quem suja tem que limpar. Assim é a regra. Errar uma vez pode ser um acidente, mas erros sucessivos podem transparecer falta de planejamento ou má intenção.
Em nossa região alguns prefeitos foram condenados, mas continuam no cargo. Parece que não se arrependeram de nada, pois estão em plena campanha para eleger seus pares ou se reeleger. Parece que não acreditam na punição, esquecendo que o Supremo Tribunal Federal está condenando os corruptos do mensalão.
Arrependimento não mata, mas custa caro.