domingo, 16 de outubro de 2011

Cíclico

Física é a parte da ciência que estuda os fenômenos naturais. Os cientistas apenas os estudam e tentam explicar. A gravidade existe. A Lei da Gravidade foi criada para explicar a existência dela.

Os fenômenos sociais existem, mas não são naturais. São criados pela sociedade e tendem a ser cíclico. O modo de se vestir é algo semelhante. Um dia está na moda outro dia não. Este vai e vem se repete periodicamente.

Em alguns setores da sociedade está na moda enaltecer a conduta dos terroristas que promoveram luta armada contra o regime militar. O que esta mídia pró terrorista não diz, é que os militares endureceram o regime por causa da guerrilha. Contra uma força só outra.

Como tudo é cíclico, a história também é. Alguns fatos que antecederam o movimento de 1964 estão se repetindo. A esperança é que um novo golpe seja dado e a ordem seja estabelecida aprisionando bandidos e políticos corruptos. Por que um novo golpe? Porque golpe é um fenômeno social cíclico no Brasil.

Em 13 de março de 1964 João Goulart em um ato demagógico, pois assinou alguns decretos em praça pública na cidade do Rio de Janeiro, um dos decretos promovia a reforma agrária à beira de rodovias, ferrovias, rios navegáveis e açudes. Coincidência ou não os componentes do Movimento dos Trabalhadores sem Terra têm o costume de acampar à beira das rodovias aguardando a hora para invadir propriedades alheias.

O golpe que depôs Jango não foi por sede de poder dos militares, mas uma reação que a sociedade pedia contra a corrupção e uma tendência para transformar o Brasil num país comunista. Nesta época Leonel Brizola fazia discursos inflamados pelo rádio chamando o povo para aderir à luta armada contra o governo estabelecido. O povo não atendeu a este apelo. Ninguém pode negar que o povo brasileiro tem uma sábia aversão ao comunismo. Dizem que é anedota. Socialista é o político que não tem coragem de dizer que é comunista. Anedota ou não pode ser uma realidade. Melhor ficar alerta.

A reação aos atos do governo João Goulart e de seus asseclas, sobretudo ao comício do dia 13 de março no Rio de Janeiro, começou em São Paulo. Uma sociedade das mulheres católicas de São Paulo mobilizou outras associações e com apoio do governador Adhemar de Barros foi realizado seis dias depois a Marcha da Família com Deus pela Liberdade. Exatamente no dia do padroeiro da família. Dezenove de março dia de São José.

Cerca de quinhentas mil pessoas saíram da Praça da República em São Paulo, seguiram pela Rua Barão de Itapetininga, Viaduto do Chá, Rua Direita chegando à Praça da Sé onde foi celebrada uma missa pela democracia. Em dois de abril cerca de um milhão de pessoas participaram da Marcha da Família com Deus pela Liberdade na cidade do Rio de Janeiro.

Atualmente a presidência não edita mais decretos. Medida Provisória é o novo nome. No fundo é a mesma coisa. Governante promulgando leis como bem entende. Como é um ato ditatorial pode ser bom ou ruim. Os militares utilizaram de atos que cassaram os direitos políticos de deputados corruptos e de pessoas ligadas a partidos que apoiavam um alinhamento com países comunistas.

João Goulart decretou uma reforma agrária. Os líderes do Movimento dos Trabalhadores sem Terra têm livre acesso ao Palácio do Planalto. Foi sancionada uma lei que aumenta o aviso prévio para demissão sem justa causa em até noventa dias. Medida que onera o sistema de produção. Atos populistas continuam sendo editados.

A história é cíclica. Ocorreu a Marcha contra a Corrupção. Qualquer semelhança é mera coincidência.