sábado, 30 de julho de 2011

Liberdade

Bons tempos foram aqueles em que se discutiam conceitos e doutrinas, tanto do ponto de vista filosófico quanto religioso. Estes bons tempos ficaram lá com Sócrates, Platão, Aristóteles, Sartre, Voltaire, Descartes e, sem esquecer os pensadores do iluminismo.

Nada impede que se abram discussões sobre temas que os pensadores desenvolveram, mas dificilmente serão criados outros conceitos sobre o que eles escreveram ou disseram. A sabedoria é um alicerce que está fincado no passado. Como é um alicerce ninguém vê. É interior e pessoal. Poucos a têm. Atualmente têm-se conhecimentos.

Como definir liberdade nos tempos atuais? A definição depende do nível intelectual e de evolução interior de cada um. Certamente reproduzidas com as próprias palavras, o que foram ditas pelos pensadores.

As mulheres, em particular, têm a liberdade de se vestirem como princesas e rainhas. Entretanto, estão presas às vontades dos tiranos que editam a moda. Ficam submissas ao que o mercado oferece. Se fugirem da moda, são motivos de chacota. Se exageram, são peruas.

“A liberdade não existe justamente porque Deus tudo sabe e tudo prevê.”. Quem disse esta frase foi Martinho Lutero. Por outro lado e contrapondo-se, Jean-Paul Sartre disse que a liberdade é absoluta ou não existe. Um era religioso e o outro ateu. Então? O que pensar?

No Brasil contrariando Lutero e Sartre a liberdade existe. Não existe para os cidadãos honestos, pois estes ficam enjaulados em suas residências com pesadas grades nas janelas, nas portas e monitorados por câmeras de segurança. Da mesma forma as indústrias e as casas comerciais têm que se protegerem.

A liberdade existe para os bandidos que cometem crime e não ficam encarcerados. Uma nova lei criada pelos políticos brasileiros determina que pessoas que cometerem crimes leves, punidos com menos de quatro anos de prisão e que não tenham sido condenadas por outro crime não fiquem presas.

Para Lutero tudo é previsto por Deus. Não que o governo seja um deus, mas parece que os governantes como tal estão se comportando. Dá-nos a impressão que esta lei veio para proteger punguistas que batem nossa carteira na rua, assaltantes, companheiros e camaradas. Sem contar que o governo punga nossas economias cobrando altos impostos e pouco serviço público.

É mais retórica do que fato, dizer que um deus do Planalto está armando proteção aos seus. Estaria previsto para o próximo mês de agosto o julgamento dos mensaleiros por formação de quadrilha e outros delitos.

Algumas vezes é bom ser ignorante. Não sei se a pena para formação de quadrilha é reclusão. Se for menor que quatro anos eles ficarão livres. Esta notícia não é a mais importante para os mensaleiros do Governo Luiz Inácio, presidente que passará para a história como um apedeuta. Não sabia de nada. A notícia que eles esperam é da decisão do Supremo Tribunal Federal. A legislação penal prevê a prescrição deste tipo de delito em oito anos. Os ministros têm a liberdade de decidir se o prazo começou a correr em 2003, época em que os crimes aconteceram ou em 2007, ano em que STF recebeu as denúncias.

É um fato consumado que não haverá punição aos mensaleiros. Da mesma forma este expurgo no Ministério dos Transportes é fachada e não faxina. A blindagem à administração anterior continua. Como a luta da companheirada para perpetuação no poder continua.

Ao povo resta a liberdade de pagar os impostos, não ter segurança, creche, hospitais e escolas para todos. E com toda a liberdade ir e vir na clausura do seu lar.