sábado, 23 de outubro de 2010

Indireta

Não existe nada mais direta do que uma indireta. Quantas pessoas vestem a carapuça porque lhe serviu? Carapuça é uma indireta venenosa que visa desmoralizar o adversário. Por outro lado, uma frase indireta pode ajudar um amigo a sair de situação embaraçosa. A eleição deve ser direta ou indireta?

Quando uma pessoa se expressa de forma indireta é porque ela não quer expor ou não tem coragem de dizer abertamente o que pensa. Os sábios costumam se expressar desta forma. Dizer a verdade com sutileza. Sem chocar o aprendiz.

O voto é secreto. Posição muito polida de se expressar sem que ninguém saiba a opinião política do eleitor. Opinião que a maciça maioria do povo não tem. O voto é secreto, mas o cabresto fica pendurado no mourão da porteira do curral eleitoral. O candidato, porém, é escolhido por voto direto. Por que será que ambiente físico ou ideológico onde os políticos mantêm cativos seus eleitores chama-se curral eleitoral? Deve ser uma analogia ao curral da fazenda.

Voto secreto deve continuar, mas eleição direta deve continuar? É hora de pensar. Nesta última eleição os eleitores conheciam os candidatos a deputado estadual, federal, senador, governador e presidente? A maioria do povo não conhece os candidatos. Vota-se na peça publicitária e no que se ouve dizer sobre eles.

Todo tipo de eleição o formato é o mesmo. A do Conselho Tutelar para a Criança e o Adolescente em Birigui não fugiu à regra. Houve campanha e boca de urna. Provavelmente os conselheiros são muito bem remunerados. Resta saber se o Conselho funciona.

Nos outros conselhos municipais não há eleição. Melhor dizendo. Há, mas é indireta. Uma parte dos conselheiros é indicação do prefeito. A outra a sociedade escolhe e indica um cidadão que tem condições culturais ou técnicas para representar o seguimento da sociedade a que pertence.

Atualmente os Conselhos Municipais só tem voz. Se algum dia aparecer um prefeito que tenha a coragem de dar aos conselhos voz e voto na administração pública, a corrupção e os desmandos terão os seus dias contados. Não houve eleição direta. Os conselheiros são de conduta ilibada. Sob suspeita só os indicados pelo prefeito. A outra não. Salvo raras exceções.

De uma população estimada em cento e dez mil habitantes somente onze ocupam a cadeira de vereador na cidade de Birigui. Deste universo, somente os eleitores votam. Quantos eleitores conhecem pessoalmente os vereadores eleitos?

Como todos sabem a eleição para os cargos do Poder Legislativo é proporcional. Matemática causa arrepio em muita gente. Não é difícil de explicar. A proporção é conseguida dividindo o número de votos válido pelo número de cadeiras na Câmara. Raramente um candidato a vereador consegue o número de votos suficiente para se eleger. Os mais votados sempre precisam dos votos dos menos votados. Estes são a maioria. A maioria dos candidatos a vereador não são eleitos. O eleitor perdeu o voto. Votou em um, mas o eleito foi outro.

Todas as pessoas têm o seu valor. O Tiririca disse em sua campanha que não sabia o que um deputado faz. O povo também não sabe e acreditou que ele vai nos contar. Só pode ser isto.

Esperteza é ato típico de malandro e de estelionatário. Para ser candidato é preciso ter virtudes. Se as eleições fossem indiretas o Luiz Inácio teria sido eleito? Quantos Tiriricas existiriam em sua Câmara de Vereadores? Não basta ser indireta. É preciso ser distrital. Distrito tão minúsculo quanto se possa imaginar, para que a sociedade possa conhecer o candidato pessoalmente.