terça-feira, 9 de novembro de 2010

Normal

A vida segue um curso normal. Quase sempre estabelecida pela natureza. Embora a natureza imponha regras à espécie homo sapiens, este grupo da fauna se rebela com freqüência. Altera cursos de rios. Amplia praias como o aterro do Flamengo no Rio de Janeiro. O propósito é oferecer o melhor para a sociedade ou por interesses políticos.

No Brasil é normal acender uma vela a Deus e outra ao diabo. O povo paulista escolheu o governador e um senador do mesmo partido. Se o povo sabe ou não foi uma escolha normal. No próximo ano ficaremos sabendo o que um deputado federal faz. Infelizmente não saberemos o que um senador faz. Talvez por esta ignorância, o mesmo povo que elegeu o governador e um senador também elegeu uma senadora com propósitos políticos contrários ao da administração estadual. Normal não é.

Atitude antagônica é normal no Brasil. Embolsar é pôr no bolso. Não é roubar. Embolsar dinheiro alheio é uma atitude normal em nosso país. Almoçar por conta da empresa em que trabalha e pedir uma nota fiscal maior que o valor da refeição é um ato normal para muita gente. É normal?

Desviar recursos públicos também é normal. Tanto é que vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e até presidente da república foram reconduzidos aos cargos ignorando as acusações de improbidade administrativa.

A reforma da Câmara Municipal de Birigui esta paralisada há anos. Na época, a empresa que ganhou a concorrência iniciou a obra. Estava a obra em andamento quando houve denúncia de irregularidades. O presidente cumpriu sua obrigação. Paralisou a obra e abriu sindicância ou algo parecido. No desfecho político ninguém foi punido e também não foi obrigado a devolver o que tinham embolsado. Embolsar não é roubar. É uma prática normal nos meios políticos.

Geladeira é um aparelho que conserva produtos por longos períodos. Não importa se os produtos foram roubados. A Justiça brasileira tem uma enorme geladeira. Pôr processos na geladeira também é uma prática normal. Todos se queixam, mas ninguém reclama. A tramitação de um processo na Justiça demora décadas. A impunidade se torna um ato normal.

O governo, que o povo quer que continue administrando o Brasil, capitalizou a Petrobrás. Dinheiro público aplicado em empresa com capital aberto. A Petrobrás é a administradora do monopólio do petróleo. Etanol não é petróleo. Por que a Petrobrás tem o monopólio de controlar e distribuir o etanol? Todo tirano centraliza o poder.

O governo que o povo quer no poder anunciou que o Brasil é auto-suficiente na produção de petróleo. Por que o Brasil importa petróleo, gasolina, óleo diesel, gás de cozinha e outros produtos? É normal em nosso país empresa estatal, tais como Petrobrás, Banco do Brasil, Correios e BNDS patrocinar eventos esportivos e publicidades na imprensa, de modo a favorecer a imagem do governo. É dinheiro público indo legalmente para o bolso de alguém.

Como é normal embolsar dinheiro alheio, a Folha de São Paulo publicou em 18 de novembro de 2001, que o amigo das criancinhas, um ex-jogador de futebol conhecido pela alcunha de Pelé embolsou US$ 700 mil do UNICEF. Ele não cumpriu o contrato. Realizar uma partida de futebol e um show em Buenos Aires com os maiores nomes do futebol e da música. As criancinhas não viram a partida de futebol nem o show.

Ídolos e pessoas públicas não podem se envolverem em escândalos.

É normal não punir pessoas ligadas ao futebol e a políticos influentes. Copa do Mundo e Olimpíada vem aí. O Tribunal de Contas da União não vai dar conta.