quarta-feira, 28 de julho de 2010

Esgoto

Tudo que é indesejável vai para o esgoto. Pelo esgoto corre todo tipo de detrito. Existe lei que determina o tratamento antes de ser lançado nos rios. Até quando esta impunidade continuará. Esgoto in natura continua sendo lançado no Ribeirão Baixote.

Nossos ouvidos, às vezes, recebe o som de palavra que é um verdadeiro detrito. Infelizmente não dá para eliminar estes detritos. A audição é diferente da visão. Se não quisermos ler uma palavra, basta fechar os olhos. Não dá para fechar o ouvido. Mesmo assim é melhor ouvir besteiras do que ser surdo.

Estamos entrando num período onde vamos ler e ouvir o que a maioria das pessoas não quer nem saber. Não pelo evento, mas pelas personagens que não nos oferece credibilidade. São os candidatos que em breve ocuparão o palco do cenário das eleições. Quem vencerá? Ficha limpa ou Ficha suja?

Estamos no Brasil. Aqui a lei é um detalhe. Existem inúmeros artifícios para favorecer candidatos que legalmente estariam impedidos de concorrer às próximas eleições.

Circulou pela cidade que o governo federal encaminhou mais de noventa milhões de reais para Birigui. Estão sendo construídas casas daquele programa “Minha casa, Minha vida”. É uma casa, mas não deveria ser chamada de casa de tão pequena que é. Propaganda que deveria ser jogada no ralo do esgoto.

De qualquer forma é legal anunciar ao povo o que o governo faz. Bolsa Família que antes, no governo que a criou, chamava Bolsa Escola, Luz para todos, construção de escolas, pavimentação de ruas e tantos outros serviços inerente a um governo.

Propaganda custa caro. Quanto os governos economizariam se deixassem de fazer publicidade de atos que por obrigação deveria ser feitos. Milhões de reais são jogados no esgoto sujo da política partidária. Fala-se muito em reforma política. Pode ser que aconteça esta reforma, mas esta reforma será apenas troca das peças do tabuleiro.

Nós, povo brasileiro, que não sabemos interpretar as leis, vemos a Justiça como um joguete das forças políticas. São liminares e mais liminares. Interposições de recursos em todas as instâncias prorrogando a sentença final. É de perder a conta do número de prefeitos que nos primeiros meses de mandato cometeram irregularidades, foram condenados e permaneceram até o final do mandato. Conseguiram se reeleger e cumpriram o segundo mandato também.

Até hoje a Justiça não conseguiu por na cadeia nenhuma das pessoas envolvidas no escândalo do mensalão. A maioria das pessoas condena a corrupção. Entretanto, os eleitores destas pessoas que estão envolvidas com o mensalão aprovam incontinente a corrupção. Alguns mensaleiros foram reeleitos e não cairão da suposta malha fina da lei eleitoral “Ficha Limpa”.

Não há dinheiro que consiga construir uma estação de tratamento do esgoto da política partidária em nosso país. Se fosse economizado dinheiro gasto em propaganda e publicidade, talvez tivesse sido possível terminar a estação de tratamento de esgoto da cidade de Birigui. Do início das obras da estação até hoje passaram pela prefeitura três prefeitos.

Interesses da população não estão atrelados aos interesses dos políticos. Se os interesses não se entrelaçam por que povo e políticos caminham juntos? A administração pública deve ser exercida por pessoas que zelem pelo interesse e bem estar do povo e não dos próprios.

Para ser candidato é preciso pertencer um partido. Eleição é a atual forma para escolher os nossos representantes nos poderes executivos e legislativos, mas não seleciona os melhores.