domingo, 2 de maio de 2010

Episódio

Algumas religiões pregam que, lá no céu existe um livro onde são anotados todos nossos atos realizados aqui na Terra. Verdade ou mentira? Se for mentira não há o que temer. Se for verdade é bom se preocupar. Pode ser que haverá cobrança de nossos atos. Bons atos é uma obrigação a ser cumprida por todos. Somente aos maus atos se pede explicações.

Autor de novela na TV conta a história em capítulos. Pode ser um texto previamente escrito. Como pode ser um texto, que se molda à reação do público.

Há uma diferença entre novela e seriado. No seriado existem os episódios. Cada episódio é uma história diferente interpretada no mesmo ambiente e pelos mesmos atores. Carga Pesada e Chaves são exemplos.

Nossa vida é composta de capítulos ou de episódios?

Se a história de nossa vida for uma novela, cuja história foi previamente escrita, não há do que preocupar. Vamos passar a vida interpretando o papel que nos foi reservado. Se, por outro lado, a história de nossa vida for sendo escrita conforme nossos atos, também chamado de livre arbítrio, o final pode não ser feliz. Como num conto de fadas ou novelas.

Vidas também têm episódios. Dura um dia, um mês ou um período prolongado. Não precisa ser vida biológica. Vida útil de uma máquina. Vida pública de uma pessoa. Quem publica os episódios das pessoas públicas é a mídia. Pode contar o fato como o fato foi, ou pode contar o fato como a personalidade pública quer. Mediante o pagamento de peça publicitária.

Todas as cidades têm suas histórias e são contadas em episódios. O ex-prefeito de Araçatuba cometeu irregularidade administrativa. Foi acusado e depois de quase oito anos perdeu o cargo. Um episódio muito longo. Neste longo período a população continuou pagando os impostos. Neste mesmo período sabe-se que, recapeamento de ruas esburacadas não foi executado. Sobretudo em bairros de classe média alta.

A classe média é o grupo de cidadãos que pagam impostos mais caros. Entretanto são verdadeiros excluídos do serviço público. Além dos impostos, paga escola para os filhos, assistência médica, dentista. Pagam-se impostos, mas não recebem nada do Estado. Nem a ronda escolar da Polícia faz patrulha em escola privada.

Episódio semelhante ocorreu em Birigui. As ruas estavam em estado lamentável de conservação. O prefeito mandou recapear as ruas obedecendo a um cronograma. Alguns dias após o término das obras o asfalto começou a se esfarelar. Estava ruim. Ficou pior.

Providências políticas foram tomadas. Foi aberta uma Comissão Especial de Inquérito. Quando foi anuncio os membros da CEI, tendo como relator o vereador Paulo Bearare do Partido dos Trabalhares, escrevi neste espaço que não iria acontecer nada. Tudo terminaria em pizza, como vulgarmente se diz. Só não antecipei o sabor da pizza.

O Planalto Central faz escola. José Genoino tem discípulos em Birigui. E tudo indica que foram muito bem orientados para livrar o prefeito de possíveis punições das irregularidades apontadas.

Nossa imaginação não é tão diminuta. As leis são claras. Os fatos são incontestáveis. Corre um processo na Justiça. Acredita-se que vai demorar mais de oito anos. No final haverá uma festa. Para comemorar a absolvição.

O povo é uma massa ignorante e sem cultura. Condição fundamental para ser alienada. Tanto pelas religiões, principalmente as recentemente criadas, como pelos políticos. Pessoas esclarecidas são tão poucas que parecer ser uma exceção. Jamais a parte esclarecida da população conseguirá eleger um candidato. Não é mesmo?