terça-feira, 25 de maio de 2010

Anarquia

Por que será que as pessoas pensam que anarquia é uma bagunça imensa? Anarquia não é sinônimo de bagunça nem de caos. Não significa ausência de ordem e sim ausência de coerção. Para os anarquistas coerção é a força imposta pelo Estado para fazer valer o direito. Não aceitam coibição. Todos devem cumprir voluntariamente suas obrigações sem serem obrigados.

Esta equivocada idéia de que anarquia é sinônimo de bagunça ou caos não surgiu espontaneamente. Os patrocinadores da divulgação, através da imprensa, foram os políticos e religiosos do final do século XIX e começo do século XX. As razões por si se explicam. Políticos e religiosos são caciques. Precisam de índios para mandar.

Também é equivocada a idéia que anarquista não aceita nenhuma ordem. A ordem e a hierarquia são aceitas, desde que sejam livremente aceitas. É um raciocínio muito lógico. Ausência de ordem para os anarquistas chama-se anomia.

Da mesma forma que peitar virou sinônimo de enfrentar, anarquia virou sinônimo de bagunça, desordem. Existem tantas leis que não se sabe qual obedecer. Algumas antagônicas a outra. Para os advogados é ótimo. Pois leis são interpretativas.

As placas de trânsito são normas coercivas. Ela impõe o que deve ser obedecido. Sem opção para interpretação. Entretanto, pessoas não as obedecem. Sobretudo os ciclistas. Condutores que usam veículos sem pára-choque.

O anarquismo defende o fim das hierarquias, do Estado e das religiões. Como os anarquistas se agrupam, alguns destes grupos defendem até o fim das nações. Não transparece que estas pessoas de livre pensamento queiram a evolução da sociedade e sim um limite indeterminado da liberdade.

O Estado e as religiões são imprescindíveis para a organização da sociedade. Com tantas leis, seria o momento de uma ordenação executadas por juristas. Somente os juristas podem pôr ordem em nossas leis. Quanto aos estabelecimentos religiosos, definir se é um negócio mercantil ou um templo para elevar os conhecimentos para a construção interior dos seguidores da doutrina.

Antes do surgimento do Estado as sociedade era organizada pelas religiões. O judaísmo talvez seja a religião que mais influenciou a organização da sociedade ocidental. Estamos no ano de 5770 do calendário judeu. Mudou o calendário, mas o mundo mudou?

São 5770 anos tentando tocar no intimo das pessoas. Este é o princípio fundamental das religiões. É uma pena, pois surgem pessoas avarentas que tiram proveito das fraquezas dos fieis é se enriquecem. Deixando em segundo plano os ensinamentos da doutrina.

São poucas as pessoas que não acreditam num plano superior. Plano administrado pelo Senhor ou por uma hierarquia. Quem sabe? Tudo se imagina.

Surgem, então, pessoas com propostas para organizar a sociedade. Segundo suas convicções e seus interesses. Muitas vezes calcados nos ensinamentos da Bíblia ou de outros livros sagrados.

De onde surgiram as doutrinas socialistas, comunistas e anarquistas? Neste mundo injusto, com pessoas imperfeitas é possível repartir o pão ganhado com o suor individual? É possível acreditar que alguém pare num cruzamento sem a placa de trânsito? É possível acreditar que políticos vão trabalhar para a sociedade só pela sua remuneração? Sem tirar proveito para si?

A doutrina espírita acredita que, tudo que acontece tem uma razão de ser. Alguns acreditam outros não. Sem intervenção do plano espiritual.

Como entender a conduta de pessoas que matam, roubam ou praticam quaisquer atos para obter o poder? Seguramente não anarquistas. Também não religiosos. Nem pensar que acreditam na doutrina espírita. Para o espiritismo que suja tem que limpar.

Anarquia é o Estado brasileiro.

É possível se perder mesmo tenho uma Luz que ilumina e encanta.