terça-feira, 25 de maio de 2010

Caráter

Caráter todos tem. Uns de um jeito. Outros de outro. Muitos têm caráter integro. Poucos têm exatamente o contrário. E estes prevalecem. É a minoria que estabelece as ditaduras.

Heráclito tem uma definição muito interessante sobre caráter. Para ele caráter é um conjunto de atitudes comportamentais um indivíduo. O ponto mais importante do seu conceito é que, estas atitudes comportamentais podem determinar o destino do indivíduo.

O destino de uma pessoa pode cruzar com o de outra em algum lugar. Policial e bandido usam armas, mas o caráter de um não é o mesmo do outro. Juiz e réu ficam frente a frente. Na política partidária também é assim. Alguns têm o caráter de um jeito. Outros de outro.

O fato do Senado ter aprovado o projeto de ficha limpa vai modificar o caráter dos políticos candidatos a reeleição? Certamente que não. Os políticos serão os mesmos. E os juízes também. Salomão julgava. Juiz não julga segundo seu próprio conceito de justiça. Por força do ofício verifica se o acusado transgrediu alguma lei. Em contra partida, verifica se não existe nenhuma outra lei, que isente o acusado de tais delitos. Justiça é isto.

No Brasil existem um milhão e seiscentas mil pessoas que gostariam que políticos acusados de algum crime ficassem impedidos de disputar eleições até que fossem julgados. Para isto entraram com um projeto de iniciativa popular. O projeto foi votado e aprovado, mas os objetivos não serão alcançados. Só os condenados em definitivos não poderão ser candidatos. Os que apenas respondem processos por irregularidades administrativas ou peculato não estão impedidos.

O presidente vai sancionar a lei. Por razões óbvias. Seus comparsas do mensalão não estarão impedidos de concorrer às eleições e os signatários da ação popular considerar-se-ão vitoriosos. Nada mudou. O caráter dos signatários como dos candidatos não se alteraram. Caráter é algo próprio.

Esta utópica iniciativa popular “Ficha Limpa” poderia estimular outro projeto: Mãos Limpas. Ação que foi aplicada na Itália e que teve sucesso. Os juízes colocaram na cadeia todos os bandidos. Um destes bandidos fugiu da Itália. Mora no Brasil. O governo do Brasil tem um caráter próprio. Abriga bandidos.

Caráter todos tem. Uns de um jeito. Outros de outro. O povo brasileiro não tem nada contra o povo judeu. Também nada contra o povo árabe. Por que o Sr. Luiz Inácio se posiciona a favor das propostas do Irã? Por que apoiar um país que quer enriquecer urânio?

O Conselho de Segurança da ONU é composto por quinze nações. Destas quinze, somente três não aprovam sansões ao Irã. São elas: Brasil, Turquia e Líbano. Apoiar um país que pretende construir bomba atômica é apoiar o lado negativo do caráter.

Seria melhor que o Brasil fosse uma nação sem caráter.

Para Heráclito, caráter é um conjunto de atitudes comportamentais de um indivíduo. O ponto mais importante do seu conceito é que estas atitudes comportamentais podem determinar o destino do indivíduo.

É preciso ler Berthold Brecht. Existe uma ditadura em Cuba. Não sou cubano. Existe uma ditadura na Venezuela. São sou venezuelano. Está sendo implantada uma ditadura no Brasil. Tanto faz. Brasileiro não tem caráter.