domingo, 11 de abril de 2010

Reação

Das três leis de Newton a Terceira é a que chama mais a atenção. Talvez porque nos induz a lembrar de luta. Nosso cotidiano é uma luta incessante. Nem sempre realizamos as mesmas ações.

“A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade.” O que o Newton quis dizer é que: a toda força aplicada em um corpo, haverá uma reação deste corpo com uma força igual. Porém em sentido contrário. Se um fusca trombar de frente com uma jamanta a força que o fusca aplicou na jamanta foi a mesma que a jamanta aplicou no fusca. O fusca perde, mas perde heroicamente.

A sociedade também é assim. Ela reage a uma ação. Às vezes para o bem. Outras para o mal. Numa tragédia, a reação do povo é socorrer as vítimas. Numa discórdia entre dois jogadores de futebol, em campo, pode ser provocar uma reação entre os torcedores nas arquibancadas e a pancadaria pode ser generalizada.

Morrer é uma reação ao ato de nascer? Quem nasce vai ter que morrer. O que não se explica é a causa da morte. Uns tem o privilégio de morrer serenamente. Outros em tragédias de comoção nacional.

Uma adorável amiga alemã me passou uma mensagem muito interessante. É uma mensagem de João Hélio psicografada no Centro Espírita Léon Dennis. João Hélio é aquele garoto que foi arrastado até a morte na cidade do Rio de Janeiro.

“Nasci na Gália no ano 22 da era cristã e desencarnei na Líbia. Fui oficial da Legião dos Leões que estavam em Núbia. Como governador de Al Katrim, me comprazia atrelar em minha biga puxada por dois cavalos velozes, crianças, mulheres, homens, novos e velhos, que eram arrastados através de estrada seca e pedregosa daquela região da África. Os corpos se despedaçavam e eu era exaltado pelos meus pares.

Morri em combate com tropas egípcias e fui parar numa região de trevas profundas. Muitos gritos e rostos aterradores. Fui levado a um estado de total animalidade por mais de mil anos, até que servos de Maria me resgataram. Já em outro plano, fui ao poucos tendo meu perispírito restaurado, minha mente normalizada e meus pensamentos corrigidos. Foi então que compreendi os horrores que havia feito.

Por quase trezentos anos permaneci me preparando para reencarnar e pedia a graça de receber para desencarne o mesmo destino dado por mim a outros. No ano de 2001, após buscas incessantemente por quem me recebesse como filho, um casal tiranizado por mim, aceitou-me.

Reencarnei como João Hélio. Agora em comoção generalizada desencarnei e agradeço ao Pai ter me atendido, dando destino igual ao que dei às minhas vítimas do passado.”

No final da mensagem João Hélio assina como Titus Aelius.

Para a doutrina espírita a Terceira Lei de Newton tem outro título: Causa e Efeito.

Quem seria o Titus Aelius que governa atualmente? O governante de nossos dias não amarra suas vítimas e saem arrastando por estradas secas e pedregosas. A imprensa não cessa de informar as atrocidades cometidas por governantes. Construção de imóvel em encosta de morro, abando das Santas Casas de Misericórdia, pavimentação de ruas com matéria prima de má qualidade, pagando pelo valor de uma de boa qualidade, contratar funcionários, sem necessidade comprovada, só para desviar legalmente recursos públicos.

Não dá para saber se é uma resposta à lei de ação e reação, de causa e efeito. O fato é que pessoas se sentem honradas em serem governadas por analfabetos, por criminosos anistiados e por toda gama de políticos mau intencionados ou desprovidos de cultura.

Se não houver reação outros Titus Aelius vão governar.