sábado, 3 de abril de 2010

Nulo

Podemos inverter os valores? Nulo não é nada, mas pode ser tudo. Seria um paradoxo ou um axioma?

Poucos têm coragem de sustentar hipóteses contrárias às teses tidas como verdadeiras. Diante da Inquisição quantos tiveram a coragem de negar a verdade? A Terra é redonda ou plana? A Terra gira em torno do Sol ou a Terra é o centro do universo?

Qual a temperatura da superfície do Sol? A ciência diz que é muito quente. A explicação dada pelos cientistas é que o Sol queima gás Hélio. Um gás nobre. Se o Hélio for igual ao petróleo, vai acabar. Não existe fábrica de petróleo. Não deve existir fábrica de Hélio no Sol. Se o Hélio acabar o sol vai se apagar.

Se o Sol é quente, quanto mais perto dele mais quente seria a temperatura. E se alguém contestar esta verdade? Pode ser que se queime, mesmo não existindo a Inquisição da Igreja. A cada trezentos metros acima da superfície da Terra a temperatura diminui dois graus Celsius. Se no solo a temperatura for vinte graus Celsius, a três mil metros será zero grau. Quem está nas alturas está mais próximo do Sol. Entretanto, lá em cima é mais frio.

O forno a gás ou elétrico aquece ou assa alimentos pelo calor proveniente da fonte de energia. Pode atingir altas temperaturas. Calor é radiação. Não é temperatura.

O forno de micro-ondas executa o mesmo trabalho sem aumentar a temperatura. Só o alimento exposto às micro-ondas se aquece.

A Terra recebe uma série de ondas eletromagnéticas proveniente do Sol. Ultravioleta e infravermelho são as que mais sentimos na pele.

Então? Podemos inverter estes valores? O Sol é um maçarico ou é um emissor de ondas eletromagnéticas que aquece a Terra como um forno de micro-ondas?

O que mudou para a sociedade quando a Igreja Católica Apostólica Romana concordou que a Terra é redonda e gira em torno do Sol? Nada. Quem estava sem emprego, continuou sem emprego. Quem passava fome, continuou passando fome. Nada se alterou.

O que vai mudar se os cientistas chegarem à conclusão que o Sol não tem uma fábrica de gás Hélio para ser queimado? O que vai mudar se os cientistas afirmarem que o Sol emite radiações eletromagnéticas geradas a partir da rotação da crosta em sentido contrário ao núcleo, causando tempestade na atmosfera solar emanando os ventos solares, que assolam todos os planetas do sistema? Não vai mudar nada.

Assim caminha a sociedade. Tanto do ponto de vista científico como o social. Não aprendemos nada com a Inconfidência Mineira. Tão pouco com a Revolução Francesa. Nada adiantou a independência do Brasil e muito menos a República. O povo está alheio a tudo. O povo é nulo. Pode não valer nada, mas pode valer tudo.

Nulo é o que não tem valor. Nulo tem muito valor. No jogo de palitos, quem aposta no nulo pode ganhar a aposta. Inversão de valores. O que não vale nada poderá dar vitória.

Não aprendemos nada com a Inconfidência Mineira, porque continuamos a pagar impostos altíssimos. Não aprendemos nada com a Revolução Francesa, porque não temos Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Nada adiantou a independência, porque continuamos súditos do Império da economia global. Nada adiantou a República, porque não sabemos usar o voto.

Políticos querem convencer o povo que os ricos devem pagar impostos. Arroz, feijão e pão tem imposto. Em contrapartida falta educação, saúde e segurança. Três itens que fazem parte da pauta de campanha de todo candidato. Todos prometem. Poucos cumprem.

O voto nulo não vale nada. Imagine o povo quebrando este paradigma. O voto nulo ter força para anular a eleição. Qual seria o resultado de uma eleição se o voto nulo tivesse valor?