terça-feira, 2 de março de 2010

Corifeu

Labrador sabem como é. Gostam de brincar. Eu tinha um cachorro labrador chamado Corifeu São dóceis e amigos, mas não deixam de serem animais. Tinha também um pinscher. Antes do Corifeu nascer ele já era o dono do jardim que ocupava todo o terreno da casa. Com um mês de idade, por pouco ele não era maior que o Keké. Keké era o nome do pinscher. Ambos tinham algo em comum. Eram pretos.

O Corifeu cresceu e com seus quase cinqüenta centímetros de altura não deixou de ser um brincalhão. O Keké o irritava o tempo todo, mas ele nem ligava. Continuava vivendo como se nada estivesse acontecendo.

Um dia o Corifeu olhou para o osso que o Keké estava roendo e decidiu pegá-lo para si. O Pinscher reagiu, mostrou os dentes e rosnou, mas cedeu diante do ataque do labrador. O Corifeu tinha cinqüenta quilos e o Keké pouco mais de quinhentos gramas.

Os países da América Latina e do Caribe reuniram-se em Cancun. Na verdade os dirigentes destes países, os quais querem criar uma nova organização americana, alijando os Estados Unidos e Canadá. Qual seria a necessidade de criar uma nova organização se já existe a OEA e a ONU?

Esta reunião em Cancun me fez lembrar a Inconfidência Mineira. Se ela tivesse sido vitoriosa a Capitania de Minas Gerais ficaria independente do Reino de Portugal. Depois da independência o que os inconfidentes fariam? Talvez o regime a ser adotado fosse a república. A história não registra o nome deste novo país.

Esta suposta cúpula dos países americanos, exceto Estados Unidos e Canadá que não foram convidados, pretende criar uma comunidade de países excluídos. Coincidência ou não também não tem nome.

Excluído é um tema muito em voga nos dias atuais. Refere-se a pessoas que não fazem parte da sociedade organizada. Normalmente pessoas marginalizadas.

Tudo indica que esta nova organização vai incluir Cuba. País que está fora da OEA, por razões ideológicas. Os Estados Unidos não querem nenhum país comunista no ocidente. Mesmo depois da extinção da União Soviética, pondo fim no berço do comunismo, Cuba continua neste regime. O povo continua na miséria e os direitos humanos não são observados para os opositores do regime.

Filosoficamente o comunismo é bonito. Se todos têm tudo que precisa, para que acumular capital? O fato é que isto nunca aconteceu em nenhum lugar da Terra. E onde este regime foi implantado correu muito sangue e a miséria não foi extinta. Em nenhum país o povo optou pelo comunismo. Sempre foi imposto por golpes de Estado.

Nesta reunião em Cancun a presidente da Argentina tentou sensibilizar os participantes sobre as atividades do Reino Unido nas Ilhas Malvinas. O governo inglês começou a explorar petróleo naquela região. E daí? Daí que houve a Guerra das Malvinas. Em 1982 a Argentina resolveu roer o osso que os ingleses chamam de Falklands. Malvinas para os argentinos. Os argentinos invadiram a Ilha de domínio britânico desde 1690.

Da mesma forma que o Corifeu tomou o osso do Keké, a Coroa Britânica tomou o osso da Argentina. Cachorro grande é quem manda.

Esta cúpula de pinschers latinos americanos e caribenhos ladra. Ludibria o povo com programas assistencialistas, mas se esquecem que os dois maiores labradores do continente americano podem não gostar da nova proposta.

Se os Estados Unidos e a ONU resolverem proteger as nações indígenas da Amazônia, a Frota Americana do Atlântico Sul entra pelo rio Amazonas e vai até Manaus. Lamentavelmente o Brasil não tem como rechaçar.

O Brasil é um pinscher representado por um presidente que ladra.