domingo, 21 de fevereiro de 2010

Barranco

É melhor ouvir besteira do que ser surdo. Numa reportagem da TV, o entrevistado, que é dono de uma fazenda no Pantanal, disse que o rio Paraguai está subindo e já inundou sua plantação de mandioca, de banana, e que não sabe onde pôr o gado. Este fazendeiro deve ser membro do MST. Não entende nada de terra, de agricultura ou pecuária. E não sabe que o Pantanal inunda todo ano no período de chuva.

A sorte de fazendeiro é que no Pantanal não tem barranco, para deslizar e soterrar a pocilga. Já pensaram num fazendeiro, que não entende de fazenda e sem uma pocilga para se chafurdar?

Nossa região não é montanhosa. Não tem como sermos soterrados por encostas. Mas a chuva está desbarrancando pontes, estradas e casas à beira de córregos. Quem autoriza a construção de casas em local de risco?

Felizmente quem discorda das administrações públicas não pegam em armas para derrubar o governo. No passado era comum. Hoje quem percebe irregularidades e não tem medo de represália, move ação na Justiça.

Prefeitos estão sendo processados. Se o prefeito for rico, ele consegue retardar o andamento do processo. Para a Justiça as leis foram feitas para serem cumpridas. Para os advogados para serem interpretadas de forma que gere benefício para seus clientes. Mesmo que o réu tenha causado prejuízo ao município ou ao Estado.

No tempo em que não havia interferência política partidária na Caixa Federal, existia uma linha de crédito chamada Casa Econômica. Era uma parceria da Caixa Federal e a Prefeitura. A Caixa entrava com o projeto, dinheiro e o acompanhamento da obra. A Prefeitura apenas com a parte legal. Este programa era para construção de casas. Não havia intermediários. O negócio era realizado entre o gerente e o cliente.
Atualmente existe o programa Minha Casa Minha Vida. Neste programa o governo doa uma parte do valor da casa para o mutuário. Quem doa, tira de si ou de alguém.

Estimativas feitas pelo Banco Central a Caixa Federal tem um rombo de R$ 35 bilhões. Políticos administram a Caixa. Se estivesse sendo administrada por profissionais do ramo, não teria emprestado mais do que é permitido e do que realmente tem em caixa. A Caixa Federal deveria ter três vezes mais recursos do que tem, para ter emprestado a cifra acima.

Foram os funcionários da Caixa Federal que fizeram isto? Não. Os funcionários cumprem ordens de um governo medíocre que não obedece às leis. Nem a Constituição Federal.

O Programa Casa Econômica era um proposta da Caixa. O dinheiro era emprestado e era devolvido através das prestações. Sem subsídios. Os juros cobrados eram abaixo dos 12% que a Constituição estabelece. Muito abaixo. O cidadão honesto não quer esmola. Quer ter acesso aos direitos que lhes foram outorgados.

Minha Casa Minha Vida não ajuda a diminuir o déficit habitacional. O propósito é outro. Manter o atual bando que atua no Planalto Central no Poder.

O jornal O Estado de São Paulo está a mais de duzentos dias sob censura. Os advogados do ESTADÃO não estão conseguindo tirar a venda da Justiça para que ela leia, interprete e entenda a lei. Imprensa amordaçada é o primeiro passo para a mediocridade se perpetuar no poder.

A crise mundial não começou na Carteira Hipotecária dos bancos americanos? A imprensa informou que o Brasil pagou o FMI. E também que a dívida interna do Brasil cresceu astronomicamente no governo Luiz Inácio. Os governantes do Brasil parecem aquele fazendeiro. Não são do ramo. O barranco vai desbarrancar.

O povo não vê jornal. Usa como papel higiênico.