domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ambiente

Nem sempre é possível viver num ambiente ideal. Tal qual nossa imaginação cria. E todos têm sua hora e seu tempo. DJ e baladas são para adolescentes. Orquestra e bailes são para pessoas com mais conhecimentos e gosto para músicas com mais harmonia.

Ambiente não é só decoração de festa. É tudo que nos cerca. As paredes, o jardim, os colegas de trabalho e as amizades. Não é possível viver fora de um ambiente. E se for saudável, a vida será muito melhor.

A natureza é o ambiente que vivemos. Em nossas casas cuidamos do jardim. Plantamos árvores frutíferas, ornamentais e roseiras. O bairro e a cidade é a extensão de nossos lares. Não é o que vemos quando saímos para trabalhar ou à tão benéfica caminhada.

Caminhar pela calçada é uma missão quase impossível. Existem muitas em mau estado de conservação. Outras com rampa para entrada de carros. De tão altas parecem obstáculos. Sem contar que existe desnível de um vizinho para com o outro. E para fechar, não há arborização adequada. Melhor ficar no jardim de casa.

Ambiente é tudo que nos cerca. E meio ambiente? Também é tudo que nos cerca e para que seja preservado é preciso observar os fatores físicos, químicos e biológicos.

A preservação do meio ambiente é um ato típico de pessoas evoluídas. A evolução é pessoal e nada tem a ver com escolaridade ou nível intelectual. Sobretudo riqueza.

Pescador profissional não deveria existir no Estado de São Paulo. Este parasita vive da pesca e não observa as leis, utilizando a pesca predatória. Quem quiser vender peixe, que crie. Tal qual o pecuarista faz.

Não sei qual foi a razão da Polícia Florestal ter trocado de nome. Se alguém solicitar a presença da Polícia Ambiental para verificar as razões da existência de uma poeira branca sobre os móveis de nossas casas, em Birigui, ela não comparece. Ela cuida das coisas da floresta. E não do ambiente.

Quem cuida das coisas da cidade? Um monte de gente. Isto significa que ninguém cuida de nada. Às vezes multam. Tanto é que esta poeira existe e ninguém tomou providências para detectar sua origem. Poeira é um agente físico que agride o meio ambiente.

As pessoas que são eleitas para tomar conta da coisa pública não podem fazer o que bem entendem. Cerca de quinze anos passados foi proposto a construção de uma estação de tratamento de esgoto, lagoa de tratamento, na foz do córrego Biriguizinho. A vala foi aberta. Nada foi executado. Atualmente, uma verdadeira lagoa de lixo e entulho. Em terra de ninguém é assim. Cada um faz o que quer. Nem a Câmara, nem o Ministério Público tomam providências para preservar uma área de preservação permanente. Tomar providência, e esta não ser executada é como não ter tomado nenhuma.

“É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no reino de Deus”. É mais fácil um procurador de Araçatuba tomar providências a favor do meio ambiente em Birigui, do que as autoridades daqui. Aqui está tudo blindado. Não há data marcada para entrar em funcionamento o tratamento de esgoto.

Se a cidade fosse um jardim, nossos lares seriam rosas, azaléias, orquídeas... No lar nem sempre o marido pensa como a esposa. Os filhos são de outra geração e nem sempre comungam com os pensamentos dos pais. Nem por isto a família desaba.

O ambiente da administração pública deveria ser assim. Cada um tem o seu ponto de vista. A solução dos problemas deveria ser sempre em prol da sociedade. Preservando o meio ambiente a saúde também será preservada e o bem estar do povo também.