terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Respeito

Respeito é bom. Quem não gosta? Respeito é uma consideração profunda por alguém. A sociedade poderia ser muito melhor, se nós nos respeitássemos.

Todo dia o Sol nasce e se põe. Ao nascer há luz. Sem luz há trevas. Freqüentemente as tempestades acontecem durante a noite. A natureza respeita a luz. A sociedade também. Durante o dia trabalha. À noite repousa. A tempestade da sociedade são pessoas que não respeitam. Não respeitam a luz nem as trevas. Locupletam, prevaricam, roubam enquanto o povo dorme o sono dos inocentes. Não dormem o sono dos justos.

Publicidade é a alma do negócio. Para vender um produto é preciso anunciá-lo. Se for bom haverá sucesso de vendas. Fazer publicidade de produto ruim é perder dinheiro e jogar no lixo a marca comercial e o produto.

Propaganda é a alma de acesso ao poder. Chegando ao poder é necessário gastar milhões de reais para nele se manter. Destes milhões, uma parte é para manter a propaganda e a outra é para reforçar o caixa dos partidos. Já caiu no esquecimento, mas o “Valerioduto” é a prova da existência desta forma de desvio de recursos públicos.

O governo faz publicidade de seus atos. Isto é propaganda. Quem paga? O povo paga imposto para receber atendimento médico, hospitalar, segurança, educação para os filhos e no orçamento deve estar incluído uma rubrica para propaganda.

A televisão está veiculando uma peça de propaganda, onde orienta as pessoas a não consumirem crak. Não transparece que há uma pandemia de crak no Brasil? Certamente não há. Além desta peça, estão sendo veiculadas inúmeras outras, no âmbito do governo.

Amigo leal e fraterno é aquele que diz o que tem que ser dito e não o que se quer ouvir. Não faz muito tempo, escrevi que o estatuto do idoso era uma farsa. E é. Este meu fraterno amigo mandou um e-mail para a redação da Folha da Região crucificando-me. Como quem escreve o que quer, lê o que não quer. Calado eu fiquei.

Publicidade dos atos de um político chama-se propaganda. O governo de Minas Gerais contratou um dos filhos de Francisco para declamar a letra de uma canção sertaneja. Aquela que a nora não se dá com o sogro e o filho o manda embora com um couro de boi. No desfecho, o neto pede ao avô metade do couro. O motivo é que, se a história se repetir, a metade do couro ele já tem. A peça de propaganda termina dizendo: respeito aos idosos. Governo de Minas Gerais. Toda pessoa deve ser respeitada. Sobretudo o contribuinte.

Por incrível que pareça no Brasil não existe ministério da propaganda. Ministério é o que não falta no Planalto. O Partido Nazista chegou ao poder através da propaganda muito bem feita. E se manteve no poder através de Goebbels o ministro da propaganda.

Não há nenhuma relação da propaganda do nazismo com a propaganda dos políticos que estão no poder. O fato é que a propaganda pode levar o país à derrocada. Porque propaganda política engana o povo.

O governo está usando como uma proeza em suas peças de propaganda a Copa do Mundo e a Olimpíada. Antes do Brasil ser escolhido, o governo dizia que não haveria injeção de dinheiro público nas obras. Hoje, a conversa não é mais a mesma. A Alemanha nazista investiu na Olimpíada, mas a vitória foi americana.

O dinheiro do povo está sendo investido, mas de quem será a vitória. Ao invés de reformar o Maracanã não seria ideal contratar médicos? Araçatuba poderá ter um surto de dengue. Birigui não tem esgoto tratado.

Presidente pródigo é incentivo para os prefeitos segui-lo.

Respeito é bom e nós queremos ser respeitados.