terça-feira, 6 de outubro de 2009

Capital

A maioria das pessoas vive sem capital. A origem etimológica vem do latim. Caput em latim. Cabeça em português. Embora todos tenham cabeça muitos não tem capital. Sem capital não é possível viver? Se a maioria vive sem capital, como se vive?

Capital Inicial parece nome de banda de rock. E é. Por que será que se chama Capital Inicial? Talvez por ter iniciado a carreira em Brasília. A capital do Brasil. Nem tudo que vem de Brasília é bom. A banda Capital Inicial é. É para quem gosta de rock.

Capital inicial em economia é a quantidade de dinheiro necessário para abrir uma empresa. Muitas empresas iniciam suas atividades sem o capital devido. Este é um fato que marca a quantidade de empresas, que não conseguem sobreviver no mercado. A competência profissional é esmagada pela falta de capital.

Reforma agrária é um grande engano. De todas as propostas apresentada a menos ruim foi a que o governo Castello Branco ofereceu. Felizmente não saiu do papel. É um engano porque todos deveriam ter o mesmo direito. Por que doar terra para quem não tem? Quem não tem dinheiro para comprar terra certamente não terá capital para plantar roça. Sem capital não dá para viver muito menos sobreviver no mundo agro-pecuário.

Infelizmente os movimentos sociais são conduzidos por cabeças que têm interesses ou não tem emprego. Ser dirigente de ONG não é mais ideal. É profissão. O mais lamentável é que algumas estas organizações sobrevivem à custa do erário público.

Karl Marx é complicado. Para ele capital é tudo que não gera mais-valia. Este tudo são as máquinas, equipamentos e estoque de matéria prima, mas pode influenciar no preço do produto. Complicado mesmo.

A vida das empresas poderia ser menos complicada. A capacidade intelectual dos empresários é tolhida por falta de capital. Um exemplo a ser citado é o segmento de calçados de Birigui. É significativo o número de empresários do ramo que não conseguem desenvolver seus produtos porque não há uma política econômica para assistir as pequenas empresas. Muitas destas fábricas encerram suas atividades e o proprietário volta a ser funcionário. Freqüentemente endividados. Para ser empresário é preciso ter capacidade para produzir e ter o fundamental: o capital. Para ganhar terra não precisa nada. Apenas invadir uma fazenda.

Capital do calçado infantil. Por que será as pessoas gostam de dar títulos a quem se destaca. Como fator publicitário é bom, mas para o lado social nem tanto. Dá a impressão que tudo está bem em Birigui. Capital como vem de cabeça está no topo. Estaria a economia de nossa cidade no topo?

Nosso espírito mora dentro do corpo, mas a cabeça é quem comanda tudo. Na empresa o administrador é a cabeça que comanda. A escala social também funciona assim. A pirâmide social é organizada pela quantidade de capital que cada pessoa tem. Um profissional graduado, com mestrado e doutorado, inúmeras pós-graduações se não tiver riqueza acumulada fará parte da ralé. Ralé não é um grupo de bandidos ou favelados. Ralé é a base da pirâmide, onde estão as pessoas, que podem serem ricas em conhecimentos, mas pobres em capital.

A banda Capital Inicial veio da capital do Brasil para trazer alegria para quem gosta de rock. O Programa de Aceleração do Crescimento veio para trazer alegria às cabeças que estão no topo do governo do Brasil. O TCU sugeriu que 15 obras do PAC sejam paralisadas. Há indícios de irregularidades. É o capital de todos os brasileiros sendo dilacerados por um programa para eleger a terrorista.