sábado, 26 de setembro de 2009

Repeteco

Na Copa de Setenta quando a televisão mexicana repetia o lance, tanto para ver o gol marcado ou uma falta maldoso, aparecia uma legenda no rodapé da tela: Repeteco. Palavra que expressa à frase: vamos rever o lance. Os países de língua espanhola são fieis ao seu idioma. Que legenda usa as emissoras brasileiras de TV?

Alguns lances de partidas de futebol são inesquecíveis. E jamais se repetem. Porém é possível revê-los. A mídia eletrônica nos leva ao passado.

Pedi a Santa Rita para que eu não retornasse a temas já escritos, mas a Santa só atende a mãe da Maria Rita. Da novela das seis. Escrevi sobre os práticos. Alguns práticos são insubstituíveis. No porto de Santos existe um prático insubstituível. É aquele que pega o navio fora do porto e o conduz pelo estuário de Santos até o cais, e nele atracar. Outros práticos citados são os membros do Supremo Tribunal Federal. Não são juízes, mas julgam. Seus parecerem sobrem põe as leis estabelecidas.

Diferentemente do futebol atos da vida se repetem. Sobretudo atos políticos. Para ser juiz é preciso prestar concurso. Para ser membro do Supremo Tribunal Federal basta pertencer ao bando. Ser assecla do Presidente da República. O pré-requisito que a Constituição Federal estabelece é que o cidadão tenha conhecimento do direito e conduta ilibada. Conduta ilibada não parece ser o caso do Sr. José Antônio Dias Toffoli. Ele foi condenado por ato ilícito e a pena é devolver R$ 420 mil aos cofres públicos do Amapá. Por falar em Amapá, o Sr. José Sarney é senador por este Estado, embora tenha suas raízes no Maranhão. Melhor não puxar a ponta do novelo.

Parece que tudo se repete. Golpe de Estado pode ser aplicado de duas formas. Com a tropa das Forças Armadas derrubando o governo ou subornar os parlamentares de modo a modificar a Constituição, para que o autor do golpe perpetue-se no poder.

Golpe no Brasil é algo normal. Ninguém estranha. Basta ler a história do Brasil. Em 1964 os militares derrubaram o governo Jango. Passado o regime militar, que promoveu perseguição a militantes e simpatizantes das doutrinas esquerdistas, o Congresso Nacional elegeu Tancredo Neves. Por um golpe de sorte ou de azar ele morreu antes de assumir. Dize-me com quem tu andas que direi quem tu és. Será que este ditado reflete a verdade? José Sarney era o vice e assumiu a presidência.

Os ingênuos acreditam que os estudantes com as caras pintadas, manifestando-se nas ruas, derrubaram o presidente Collor. Teria sido? Certamente que não. Quem derrubou o presidente Collor foi um golpe aplicado pelo Congresso Nacional. Forças políticas divergentes. Ninguém perguntou a opinião do povo. Nem da Polícia. Foi um ato político. Usando a lógica: um golpe. O vice-presidente era um não sei quem.

O sucessor de Itamar Franco foi Fernando Henrique Cardoso. Os rotulados ativistas de doutrinas de esquerda são contra golpes de Estado. Desde que não sejam contra a doutrina. Fernando Henrique deu um golpe. Não usou armas. Comprou os parlamentares. Modificou a Constituição e aprovou a reeleição. Ficou oito anos no poder. Vendeu todas as empresas estatais que pode. Não ficou transparente para onde foram os valores das vendas das empresas estatais e das privatizações das estradas.

O presidente da Venezuela conseguiu o terceiro mandato. O presidente do Brasil ainda não. Ainda não conseguiu dar o golpe que Fernando Henrique deu. Prorrogar seu mandato.Abaixo do equador tudo pode. Honduras fica acima. O golpe de prorrogar o mandato foi rechaçado. Como vamos ser uma grande nação se o governo abriga delinqüentes