sábado, 19 de setembro de 2009

Babel

Babel parece nome de loira. É o nome da Torre da discórdia. E por incrível que possa parecer foi Javé quem criou esta discórdia. Naquela época todos falavam o mesmo idioma. Foi então, que alguém propôs a construção de uma torre para chegar ao céu. Onde morava o Senhor. Como a torre era uma utopia, o Senhor criou inúmeros idiomas e ninguém mais se entendeu. O povo não pagou o mico de tentar construir o que não é de sua competência.

A escada para chegar ao céu não é material. É a reforma íntima que cada pessoa tem que realizar. As leis existem para punir que as descumprem. Para o cidadão honesto a lei não tem o menor sentido. O cidadão honesto só precisa da lei para se defender dos bandidos de todos os matizes. Dos colarinhos brancos aos ladrões de galinhas.

“Primeiro levaram os negros. Mas não me importei com isso. Eu não era negro. Em seguida levaram alguns operários. Mas não me importei com isso. Eu também não era operário. Depois prenderam os miseráveis. Mas não me importei com isso. Porque eu não sou miserável. Depois agarraram uns desempregados. Mas como tenho emprego, também não me importei. Agora estão me levando. Mas já é tarde. Como não me importei com ninguém. Ninguém se importa comigo.”

Tenho um grande amigo negro. Seu pai faleceu e deixou quatro filhos para serem criados e educados. A mãe criou e educou os quatro. Conhecemo-nos no Instituto de Educação Manoel Bento da Cruz. Nós cursávamos o científico noturno. O Genílson no diurno e era dirigente do Grêmio Estudantil. Tempos de turbulências políticas. Terminado o científico fomos para São Paulo prestar vestibular. Minha primeira opção foi para o Instituto de Física da USP. Fui chamado para a segunda opção: engenharia mecânica. Preferi estudar física na PUC-SP. Meu amigo optou por geologia na USP. Passou e cursou geologia numa das mais conceituada universidade e saiu do nosso IE. Sem precisar recorrer às cotas. Marcos Tadeu dos Santos Novaes é o meu amigo. Trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Atualmente tem uma empresa que dá acessória a projetos ambientais, sobretudo onde o meio ambiente pode ser agredido.

A Constituição diz que todos são iguais. Por que foi criado o Estatuto da Igualdade Racial? A Torre de Babel já começou a se manifestar. O coordenador do Movimento Negro Unificado, Ricardo Bispo, disse que o estatuto é um retrocesso, sobretudo porque o estatuto estabelece cotas. Nas eleições para deputados, federal e estadual, e vereadores haverá uma reserva 10% das vagas para candidatos negros. Por que reserva de vagas?

Criaram o Estatuto da Criança e do Adolescente. Que infelizmente protege a delinqüência juvenil. Como não sou adolescente nem delinqüente não me importei. Criaram o Estatuto do Idoso. Que beneficia Office-boys com mais de 60 anos e deixa os demais Office-boys na fila dos bancos. Como ainda não tenho 60 anos não me importei. Criaram a Lei Maria da Penha. Como não sou mulher não me importei. Criaram o Estatuto da Igualdade Racial. Como não sou negro não me importei. Não tenho mais direitos. Só deveres. “Agora é tarde. Não me importei com ninguém. Ninguém se importa comigo”. Não existe estatuto para proteger branco. Aos brancos a lei.Se estivéssemos na época em que foi escrito o livro Gênesis, o Senhor tomaria a mesma atitude da Torre de Babel. Não se evolui por decretos, estatutos ou por torres. A evolução é pessoal e íntima. Felizmente eu e meu amigo Marcão somos daltônicos. Ele não sabe qual é minha cor e eu também não qual é a dele