domingo, 7 de junho de 2009

Prioridade

Algumas coisas são mais importantes de outras. Prioridade é um ato legal de passar alguém na frente do outro. Exemplo: Gestantes e idosos são atendido na frente dos outros mortais que chegaram antes deles.

Quando se pronuncia a palavra ópio de imediato se pensa em heroína. Entretanto, a prioridade deste alcalóide extraído da papoula era para uso medicinal. A morfina é fabricada a partir do ópio. Organizações não governamentais do crime organizado fabricam heroína também a partir o ópio.

O futebol também é um ópio. Como todo esporte é uma atividade física e de recreação. Como a morfina é prioridade útil. No futebol também tem a sua heroína. As torcidas organizadas se declaram inimigas uma das outras é as ruas viram campo de batalha.

Não faz muito tempo a cidade do Rio de Janeiro foi sede dos Jogos Pan-americanos. Disseram inicialmente que não seriam aplicados recursos públicos nas construções e reformas das praças esportivas. Recursos públicos foram aplicados e as obras ficaram mais cara do que a previsão orçamentária. E até hoje as contas estão abertas. Ninguém prestou conta do que foi gasto nas obras.

O Brasil foi candidato único para sediar a Copa do Mundo de Futebol. Mesmo sendo candidato único, o Presidente da Republica foi até a sede da FIFA para forçar a decisão da entidade em aprovar a Copa 2014 no Brasil. Naquela época o Presidente disse que também não haveria injeção de dinheiro público na reforma e construção de estádio.

Prioridade também é uma ordem de afazeres pré-estabelecida. O que um candidato promete em campanha política não deve ser levado a sério. Parece que foi o que aconteceu lá no dia da decisão. Em campanha para a Copa no Brasil, foi dito que não haveria dinheiro público. A República Federativa do Brasil tem prioridades acima do futebol.

Num programa de notícias de uma rádio de São Paulo, ouvi uma notícia interessante. A notícia reportava-se à construção de um “metrô” de superfície. Como é um assunto que interessante, pensei: estava na hora de alguém estabelecer prioridade no transporte público da cidade de São Paulo. O povo? Ora o povo. O povo de São Paulo vai continuar gastando duas horas ou mais para ir para o trabalho e outras tantas para voltar. O tal trem de superfície vai ligar o aeroporto ao estádio. Desde quando alguém chega de viagem internacional e vai direto do aeroporto para o estádio? Só no Brasil. Esta linha de trem vai ser construída com dinheiro público. Começou a gastança.

Quem vai à São Paulo com freqüência nota que não há prioridade no transporte público. Todas as obras são realizadas de acordo com o cronograma. Sem prioridade.

A imprensa só publica notícias que existem. Artigos não são notícias. É a opinião do autor. Nunca li em jornal algum a prioridade de obras ou atos de governos. Nunca ouvi dizer que um prefeito, por exemplo, tenha estabelecido um cronograma de obras e atos administrativo com finalidade de beneficiar o povo. Obras são feitas conforme vai aparecendo o problema que ela vai solucionar. São raras obras planejadas.

Semana passada comemorou-se o dia do meio ambiente. A construção da estação de tratamento de esgoto não é uma obra planejada. É como o metrô de superfície. Uma obra que surgiu porque o problema foi detectado. Há, porém, uma diferença. O metrô da Copa não tem prioridade. A estação de tratamento de esgoto tem. São Paulo não trata seu esgoto e Birigui também não.

Da papoula extrai-se a morfina e a heroína. Uma alivia a dor. A outra joga na lama o suposto ser humano. A administração pública deveria publicar as prioridades, de tal forma que as obras que diminuíssem as dores pudessem passar à frente de outras. A prioridade não é o ponto de vista do autor. A prioridade é a necessidade da maioria.