domingo, 31 de maio de 2009

Foco

Quem não se lembra do professor de física ensinando óptica? Ninguém também não se esquece que para a imagem seja nítida, ela deve estar no foco. Nós enxergamos desta forma. A imagem que vemos se forma no foco de nossos olhos.

Quando precisamos enxergar algum objeto muito longe usamos o binóculo. Sempre que vamos utilizar este aparelho é preciso ajustar as lentes para que o objeto fique no foco. Para enxergar um objeto muito perto, aumentando suas dimensões usamos o microscópio. A ciência dá jeito para tudo. Só não dá jeito no comportamento social das pessoas. O pior cego é aquele que não quer enxergar.

Imagine uma fábrica qualquer. Numa determinada semana o chefe de um setor notou que um grupo de funcionários refazia os trabalhos realizados da semana e de semanas anteriores. Refazer o que já foi feito é contraproducente e gera prejuízo. Seguramente alguém vai perder o emprego. Para que a empresa não vá à falência medidas devem ser tomadas.

A Polícia não é uma fábrica. Os delegados e os comandantes da Polícia sabem que os policiais refazem os trabalhos realizados na semana e de semanas anteriores. O produto que o policial produz é a prisão de bandidos. Quem não leu uma notícia de que a Polícia prendeu a mesma pessoa de manhã e à tarde? O trabalho foi feito e refeito. E o mais importante: sem desanimar. Porque deve ser desalentador não ver o monte de seu produto como é possível ver no final da jornada um monte de pares de sapatos.

Ouvi as palavras de um ilustre policial: o trabalho da Policia é enxugar o chão. A frase assim, fora do contexto não dá para enxergar. Transparece que a Polícia é a gata borralheira, mas no contexto de sua fala, está frase elucida as prováveis causas da falta de segurança pública.

O telhado da segurança pública tem tanta goteira que o chão está sempre molhado. Cabe a Polícia enxugá-lo. O que ninguém sabe, pelo menos eu não sabia, que a Polícia nunca foi convidada para consertar o telhado. O telhado do crime existe e faz acontecer. Resta a Polícia prender o bandido e explicar às autoridades como o fato ocorreu. Mas não tem voz para consertar o telhado. Somente deputados têm o poder consertá-lo.

Se somente os deputados podem promover reformas no telhado da segurança pública, então a culpa é da população. Não é a população que elege os deputados? É. Mas a culpa não é do povo, porque o povo sempre foi e sempre será conduzido. Cabe às lideranças traçar diretrizes para que a sociedade seja fraterna e todos sejam iguais e que possam viver em harmonia com as desigualdades próprias de cada ser.

Reformar uma casa pode ficar mais caro do que construir uma nova. Usando a figura de uma construção, o que será melhor reformar a Constituição e as leis ou formular uma nova Constituição ordenada por juristas e pessoas da sociedade civil organizada? E as leis ordenadas por profissionais da área a que a lei se refere. Policiais, promotores de justiça e juízes são profissionais da segurança pública.

Muito se fala, mas nada se faz é sobre a reforma tributária. Reforma pode ficar mais caro. Já escrevi neste espaço, que o povo mora no município. O direito dos municípios recolherem impostos é ínfimo. Mas é dever do município atender as necessidades da população.
A saúde é precária em todos os municípios do Brasil. Em Birigui também. O Vice presidente não mora num município. Ela mora no Brasil. Quem mora no Brasil pode ser tratado em países do primeiro mundo. O povo não.

O Congresso Nacional não vai propor nenhuma lei que estabeleça a distribuição automática das verbas para a saúde aos municípios. É uma questão matemática. Para cada número de habitante a verba deve ser proporcional. Não é porque o mensalão continua vivo e forte mandando na política.

A cidade de Birigui tem um alto índice de pessoas com câncer. Tenham a absoluta certeza. A causa não são os tubos de amianto da rede de água da cidade. Pode até serem forças desconhecidas, mas o que falta é verbas recolhidas em não aplicadas no setor da saúde e na segurança pública.

Não dá para enxergar o futuro. Nem com binóculo e nem com microscópio. Está tudo fora do foco.