sábado, 4 de abril de 2009

Verdade

Outrora o Bobo da Corte sentava-se ao lado esquerdo do Rei. Sua função era divertir o Rei e a todos que estivessem participando das festividades da corte.

Primeiro de abril é um dia esquisito. Nunca se sabe se é verdade ou mentira. Manchete deste primeiro dia do mês: Lula diz que Brasil pode dar dinheiro para o FMI ajudar emergentes. “Se for necessário dar dinheiro (ao FMI) e se isso não diminuir nossas reservas, não vemos problemas algum”. Não dá para entender que o Brasil é um país rico? Ou um penetra numa festa de ricos? Proselitismo. A frase contém dois “se”: Se for necessário. Se isso não diminuir.

A Comunidade Européia e os Estados Unidos querem aumentar os recursos do Fundo Monetário Internacional. O prosélito brasileiro disse que o Brasil contribui, mas não disse com quanto. Não foi só o Brasil que não anunciou sua contribuição. A China, terceira potência mundial, a Rússia e a Índia também não anunciaram com quanto vão contribuir.

A imprensa não informou se o México vai entrar para o grupo de contribuintes. O México anunciou que vai pedir quarenta e sete bilhões de dólares ao FMI para se equilibrar nesta crise global. O Presidente disse: “o Brasil não precisa (de uma linha de crédito do FMI) porque tem reservas suficientes.

Eu entendo que no orçamento público não é permitido desviar verbas do orçamento. Recursos destinados para iluminação pública não podem ser utilizados para comprar veículos. Da mesma forma que as reservas suficientes que o Brasil tem, não podem ser utilizadas para comprar aparelhos para os hospitais, pagar o salário dos funcionários das Santas Casas, remunerarem adequadamente os profissionais da saúde, para que estes não tenham que trabalham em três ou quatros locais para manter um padrão digna de vida. E o mais importante: hospital tem que ter serviço de hotelaria cinco estrelas. Embora enfermidade traga dor ao paciente, o hospital não deve ser a porta do inferno. Como é uma enfermaria. Onde estão os recursos que o Brasil tem?

A indústria do calçado sofreu um baque com a crise. A cidade de Birigui não foi incluída entre as cidades que foram prejudicas com a crise global. Não tem importância. Ninguém come sapato. O que o governo não percebeu, é que muita gente se alimenta fabricando sapato.

Outra notícia do dia primeiro de abril: o mundo está comendo menos carne. Mentira ou verdade? Parece que é verdade. Mil e quatrocentos funcionários foram demitidos em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Se verificarmos quantos funcionários foram demitidos do final do ano até março, notamos que o número de demitidos foi muito maior. Em Mato Grosso quinze frigoríficos foram fechados. Quatro mil e oitocentos funcionários demitidos. Segundo matéria veiculada pela televisão marido e mulher ficaram sem emprego. Normalmente as famílias brasileiras não têm reservas, como tem o Governo do Brasil. Se é que é verdade. Ou será mentira?

O amadorismo de se manter no poder é tão evidente que chega a ser vil. Se o Brasil tem reservas suficientes, por que não subsidiar a venda de carne, que ficou excedente no mercado internacional, ao povo, ao estelionatário Programa Fome Zero, Bolsa Família e outros estelionatos eleitorais?

Meu bisavô David gostava de contar histórias. Ele morava em Pihuí. De Minas Gerais veio para cá. Na sede da fazenda, os vizinhos vinham prosear. Meu bisavô tinha mente fértil. Quando ele começava a exagerar, minha bisavó Virgínia chegava perto dele e dizia: David prá que cê mente? Ele respondia: prá planta, Virgínia. E continuava sua prosa.

Verdade é um substantivo. Não é possível explicar o que significa a palavra verdade sem dizer que ela significa verdade. Em matemática fica mais fácil de explicar casos semelhantes. Reta, por exemplo. Não é possível explicar o que é uma reta. Reta é um axioma. Não tem explicação e é aceita como verdade. Verdade é um axioma. O antônimo é mentira.