sexta-feira, 10 de abril de 2009

Terceirização

Até pouco tempo esta palavra não existia. Esta palavra vem de terceiros. Outras pessoas que não estão envolvidas na ação. Pagamento com cheque de terceiros. Trata-se de um cheque que não é do vendedor nem do comprador. Cheque de uma personagem estranha ao negócio.

Qual a razão desta nova opção administrativa estar ocupando todos os setores. Terceirizam-se setores de produção das indústrias. Representante comercial é uma terceirização do departamento de vendas de uma indústria ou de um grande atacadista. Vendedor de loja comissionado é a terceirização do balconista.

É costume as prefeituras terceirizar a coleta de lixo. Quem vai querer lixo? Ninguém.
Entretanto, existem contratos, com empresas que coletam de lixo, que rendem altos dividendos. Na cidade de São Paulo houve rumores que, parte deste dividendo não ia totalmente para os cofres da empresa de coleta de lixo.

Conheço um empresário, que pretende entrar neste ramo. Lixo é fonte de riqueza. Ele não pretende concorrer ao processo de licitação para coleta de lixo. Ele tem receio de ser visto como um conivente com a corrupção, que supostamente se diz existir neste setor da administração pública. Ser um terceirizado de coleta de lixo doméstico? Nem pensar disse o visionário empreendedor. Ele pretende abrir uma empresa que compra lixo. Industrial e doméstico.

Os bancos foram pioneiros na terceirização. Alguns bancos terceirizaram tanto que perderam o conhecimento de alguns serviços. Existem bancos no Brasil em que os funcionários não sabem como se faz compensação de cheques. Em muitos bancos a compensação é terceirizada. No caso de operações na Câmara de Compensação não existe a possibilidade de espionagem sobre o lançamento de um produto. Na indústria e nas atividades comerciais pode.

As Prefeituras estão terceirizando a saúde. As Prefeituras são administradas por políticos. Quem estudou lógica lembra: “penso, logo existo.”. Se há corrupção no lixo, haverá na saúde.

Notícia da Folha da Região do dia 7 de abril: “O prefeito Cido Sério (PT) anunciou ontem que a AVAPE (Associação para Valorização e Proteção de Excepcionais), de Santo André, assumirá a terceirização de serviços de saúde de Araçatuba.) Esta Associação presta serviços nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Taubaté, São José dos Campos, Tatuí e em Resende.

Será que em Araçatuba não tem profissionais que podem administrar o Programa Saúde da Família? Ainda não consegui entender porque este programa existe. Acredito que é mais para dar emprego, para apadrinhados. Estranho numa cidade que tem uma das melhores faculdades de odontologia existir um Programa Saúde da Família – Bucal.

Publicidade de empresas estatais, autarquias, prefeituras é um expediente para desvio de recursos públicos. Para que uma prefeitura precisa fazer anúncios de publicidade? Qualquer dia eu conto como é o mecanismo. Terceirização é algo semelhante. Por que pagar uma empresa para administrar se é mais barato pagar um funcionário. Mais estranho ainda é terceirizar para uma empresa com sede a mais de quinhentos quilômetros daqui.

As indústrias terceirizam suas produções. Existem empresas que só montam o seu produto. A indústria do sapato utiliza-se deste expediente. Existem também as que terceirizam para camuflar o volume da produção pagar menos impostos.

Terceirizar serviço público? Tem coisa que não é Sério.