sexta-feira, 20 de março de 2009

Poupança

Estadista é a pessoa que conduz a política com liderança, de tal forma que o Estado fica moldado à sua sabedoria. Winston Churchill e Adolfo Hitler foram estadistas? No Brasil, além de Getúlio Vargas alguém pode ser considerado estadista?

Em 12 de janeiro de 1861 Dom Pedro II criou uma empresa: a Caixa Econômica e Monte de Socorro. Um dos propósitos era incentivar a população a poupar parte de seus rendimentos. Os escravos também se sensibilizaram com o propósito e poupavam para comprar suas cartas de alforrias. Muitos pensam que a escravidão acabou. Nós poupamos para um dia comprar nossa independência financeira.

Outro propósito do Imperador era inibir a atividade de empresas do ramo, que não ofereciam garantias aos depositantes e concediam empréstimos a juros elevados. Naquela época Dom Pedro II se preocupava com os juros cobrados. Sobretudo para quem precisava de empréstimo para produzir.

Há algumas semanas atrás Diogo Mainardi escreveu sobre a inteligência brasileira. Frase dele: A verdadeira proeza de Santos Dumont foi conseguir inventar o avião três anos depois de o avião ter sido inventado pelos irmãos Wright. Lamentavelmente é verdade. Santos Dumont foi o primeiro a conseguir a potência necessária para decolar. Mas não inventou.

Depois de cento e três anos, antagonicamente aos propósitos do Imperador, mas tendo como pano de fundo o mesmo propósito, a deputada Sandra Cavalcanti propôs e foi criado o Banco Nacional de Habitação. Não sei quanto ganhava um deputado naquela época. A deputada optou por ser a primeira presidente do BNH. Arrogante, autoritária e intragável que era nos deu o direito de acreditar, que era mais vantajoso ser presidente e não deputada.

O BNH não operava diretamente com o público. Operações com o público não rende dividendos pessoais. O banco operava com as COHABs, prefeituras e companhias de água e esgoto. COHABs, prefeituras, companhias e serviços de água e esgoto ou qualquer tipo de empreendimento que se queira dar a este seguimento, é uma fonte propícia para corrupção e cabide de empregos.

O Banco Nacional de Habitação não foi criado para financiar casas. Foi criado para enriquecer empreiteiros da construção civil e empobrecer o empresariado. As empresas ficaram oneradas em oito por cento da folha de pagamento com a obrigatoriedade de recolher o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O direito de receber a indenização por dispensa ninguém nega, mas por que recolher antecipadamente?

A Caixa Federal nunca precisou do BNH. Sempre financiou casas e apartamentos com recursos próprios da caderneta de poupança. Muitos bancos tinham o direito de ter caderneta de poupança, mas não financiavam habitação para o povo. Só para altas figuras. Figuras que não poupavam. Suas aplicações sempre foram em especular no mercado financeiro.

O Presidente interino, o Presidente em exercício, o elemento que ocupa a cadeira do presidente no Palácio do Planalto está falando mais asneiras do que quando era presidente de sindicato. A asneira é a seguinte: vamos mexer nos rendimentos da poupança.

No interior ocorrem situações, em que os prefeitos não entendem o que lêem. Mas jamais alguém poderia imaginar que o Presidente da República não entenda o que lê. Se é que leu alguma coisa.

Em particular sobre poupança. Alguém precisa avisar ao Presidente que poupança é o que se deixou de gastar e vai ser guardado para eventual necessidade. Poupança é o tesouro da família.

Se o especulador está aplicando nas cadernetas de poupanças, é porque eles estão investindo num papel sadio e seguro. No mercado financeiro não há garantia de rendimento. Se o Presidente desestimular a aplicação de recursos na poupança, para acudir a fuga de capital da ciranda financeira, não haverá recursos para financiamento da casa própria. Se a construção civil pára. Uma parte da produção do Brasil pára.

O serviçal das indústrias metalúrgicas agora serve ao capital especulativo.