sábado, 14 de fevereiro de 2009

Peculiaridades

Na década de sessenta um filme chamou a atenção de todos. Em português chama-se “Mundo Cão”. O filme é um documentário de peculiaridades de povos, que nós, pessoas não estudiosas de comportamentos humanos, nem imaginávamos que existia. Naquela época o filme era proibido para menores de dezoito anos. Hoje, seguramente passaria nestes programas de televisão sobre cultura de povos de outras regiões.

Embora seja novela, a autora nos mostra diferenças significativas da cultura indiana em relação a nossa. A que mais chama a atenção é o respeito pelos mais velhos. O que será que pensam os indianos sobre uma lei que obriga dar direitos aos idosos. O que eles pensariam de nossos idosos, se eles soubessem que eles abusam deste direito individual?

Dentro do território brasileiro existem muitas nações. Estes povos têm organização social diferente da nossa. E dá certo. Em nenhuma aldeia indígena tem presídio. Que eu saiba. As peculiaridades da sociedade destes povos não nos dão incentivo de ir morar lá no meio do mato. Melhor viver aqui na selva de pedra.

Selva de pedras é bom porque não tem pinguela. Tem passarela com corrimão e ponte de concreto. Tem escola, mas também tem penitenciária. Não tem carreador ou trilha, mas tem ruas e estradas pavimentadas. Algumas sem buracos. A maioria com buracos. Peculiaridades da selva de pedras.

Há alguns anos escrevi um artigo sobre as peculiaridades da cidade de Birigui. Não me lembro de todas, pois não tenho o original. Uma destas peculiaridades foi a construção de um viaduto torto. Até aí tudo bem. Mas na administração seguinte o novo prefeito construiu duas pontes tortas. Talvez para superar o prefeito anterior. Sabe-se lá qual foi a intenção.

Outra peculiaridade de Birigui é trocar nome de ruas e de bairros. Talvez quem não mora em Birigui não sabe, mas existe um bairro aqui que se chama “Recanto dos Pássaros”. Todas as ruas, originalmente, tinham nomes de pássaros da nossa fauna. Hoje tem nome de ilustres “não sei quem”. Nada contra os atuais patronos das ruas, mas descaracterizou o bairro “Recantos dos Pássaros”.

Na Europa as ferrovias são os melhores meios de transportes. A população prefere viajar de trem. Confortáveis e seguros. Há semanas escrevi sobre os trens da Alemanha. Os trens da França são os mais velozes do mundo. E todos estes povos querem a ferrovia dentro da cidade, para não ter que viajar de suas residências até as estações para seguir viagem. Aqui mesmo no Brasil, onde a mediocridade dos políticos é reinante, a Estação da Luz fica no centro da cidade de São Paulo. Além da Estação da Luz, a Júlio Prestes também fica no centro e a Roosevelt no Brás.

Em Birigui existe um bairro que se chamava Vila Real. Hoje este bairro não se chama mais Vila Real, mas o povo continua dizendo que mora na Vila Real. Em outras palavras: um político propôs a troca de nome, mas o povo não aceitou e continua chamando o bairro de Vila Real. Nada contra a patrona.

Este bairro é separado da região central da cidade pela ferrovia. Coisas do Terceiro Mundo. Só para lembrar Terceiro Mundo é o mundo subdesenvolvido. Enquanto o Mundo Desenvolvido quer as estações por perto, na Vila Real um vereador está liderando um movimento, que não foi possível entender ao certo se é para tirar os trilhos daquela região, ou propor uma ligação com o centro da cidade, ou criar polêmica.

Retirar os trilhos é uma atitude de quem não enxerga o futuro. A Vila Real não tem fluxo de trânsito que justifique a construção de um viaduto ou de um túnel, para ligar o bairro ao centro.
Quem não consegue enxergar o futuro, pensa que o mundo acaba no horizonte. A retirada dos trilhos da ferrovia do centro de Araçatuba foi uma boa obra? Retirar as manobras sim. Os trilhos não. A retirada foi um ato político e não técnico. A ferrovia voltará a ser o meio de transporte mais eficiente. As peculiaridades do “Mundo Cão” não são mais lembradas.