terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Terceira

Vice prefeito, vice campeão ou qualquer vice não significa nada. O que importa é ser o primeiro. Por que contentar-se em ser o segundo? Num campeonato de futebol quando uma equipe sobe, seguramente um desce. Felizmente futebol não serve para nada. A não ser encher a conta bancária de uma emissora de televisão e o bolso de algumas figuras ligadas ao esporte.

No campeonato das grandes economias a China subiu na tabela. Conseqüentemente alguém desceu. A Alemanha deixou de ser a terceira economia do mundo. Agora é a China. Felizmente esta tabela não serve para nada, também.

Todos nós temos nossos grupos de amigos. Faça chuva ou faça sol. Maré alta ou maré baixa.
Turbulência no vôo da vida, mas a amizade continua firme e os laços não se quebram. Alberto José é um destes colegas da Caixa Federal. Muita gente dá a conotação de que colega é um companheiro, mas colega é mais do que isto. Colega é quem senta no mesmo banco ou na mesma cátedra, para aprender e ensinar também. Eu, pelo menos, aprendi muito com este meu amigo.

Na semana que se passou, recebi do Alberto pelo meu e-mail uma matéria muito interessante sobre uma cidade da Alemanha. Ela é um pouco maior que Araçatuba. Chama-se Freiburg. Cerca de 200 mil habitantes.

Lá existe trem. Aqui também. Lá a velocidade é altíssima. Daria para ir de Araçatuba a São Paulo em menos de três horas. Aqui a velocidade de nossos trens é de quarenta quilômetros por hora. O tempo de viagem seria de 13 horas. Não se iludam com esta fantástica viagem sobre os trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. A companhia ferroviária não existe mais e o serviço da sucessora não está disponível para o povo. Quem quiser viajar de trem tem que ir à Alemanha.

Quando se chega à estação ferroviária de Freiburg, vêem-se canteiros de flores. Aqui se a estação não está abandonada, é depósito de cal e cimento. Ou ponto de usuários de drogas.

Liberdade não é permitir que se faça o que lhe vem à mente. Freiburg significa cidade livre. Lá a liberdade termina quando começa o direito dos outros. E este lema é respeitado. Aqui liberdade é nome de rua. Posições pessoais sobrepõem às coletivas.

Meu filho deve ter sido destacado para cobrir as férias do presidente no nordeste. Voltou querendo comprar uma bicicleta para ir de seu apartamento ao trabalho. Ficou alucinado. Ele mora perto do Hospital Beneficença Portuguesa e trabalha perto da Biblioteca Municipal no centro de São Paulo. Na década de sessenta, Araçatuba era a segunda cidade do Brasil com o maior número de bicicleta por habitante. Só perdia para Joinville em Santa Catarina. Em Freiburg existem dois tipos principais de transporte: a bicicleta e o bonde. Bondes e bicicletas são transportes atuais de Freiburg. Aqui são transportes do passado. Bonde não existe mais. Há tanto roubo de bicicleta que virou moeda do tráfico de drogas.

Se não fosse a audácia do pequeno David, o gigante Golias teria vencido a batalha.

Todos conhecem a frase: uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. Pois bem. Ter uma fábrica no Estado de São Paulo é uma coisa. Ter uma fábrica em outros Estados da federação é outra coisa. Aqui respeitamos normas de segurança do trabalho e meio ambiente. Respeitar custa. Nossos produtos são mais caros.

Embora Birigui seja o terceiro maior centro calçadista do Brasil, é um David. A diferença é que não venceu nenhum Golias. O Golias asiático sufocou a indústria calçadista e a têxtil. Porque o governo do Brasil firmou acordo de cooperação comercial. Ninguém perguntou se Birigui, Franca e Jaú representantes do calçados estavam de acordo. Nem se Americana, Nova Odessa ou Santa Bárbara representantes da indústria têxtil estavam de acordo.

A Ana Cristina é cruel. Limita o espaço. Se eu escrever mais uma linha estarei desrespeitando a liberdade que ela me deu para escrever.

Pensando bem, do que escrevi acima, o que escrever sobre a Terceira Potência do Mundo?