sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Metamorfose

O reino animal trás mistérios. Mistérios para quem não optou por estudar biologia. O girino parece peixe mas é um batráquio. A metamorfose por definição é a transformação de um ser em outro. Em algumas transformações a larva é assustadora. Como as lagartas. Nesta fase além causar espanto, elas devastam as vegetações, só vivem para se alimentarem. Quanto à larva atinge o tamanho ideal, ela se enclausura no casulo. Aquele bicho feio, que pode ser utilizado em filmes de ficção, dá lugar um lindo bicho chamado de borboleta. Mas se ao sair do casulo e não for linda para encantar os jardins, não é borboleta. É mariposa. Coitado do sapo. É feio antes e depois da metamorfose. Normalmente as mariposas são escuras. Não voam com a mesma suavidade das borboletas. Dá para diferenciar uma da outra. A mariposa pousa com as asas abertas. A borboleta pousa com as asas levantadas.

Metamorfose não é somente esta mudança no corpo ou na estrutura de alguns animais.

Anabolizante, botox, silicone, cirurgia plástica modifica o corpo, mas não é metamorfose. Existe uma metamorfose nos humanos. Não modifica o corpo. Modifica o caráter. Pequenos acontecimentos podem marcar profundamente o interior de uma pessoa que ela pode se transformar em outra completamente. Isto ocorre quando a pessoa recolhe-se dentro de si, como se fosse um casulo e quando sai, sai outra pessoa. Muitas vezes serenas outras agressivas. Algumas pessoas abandonam o lado honesto e optam pelo lado bandido. Políticos sofrem uma metamorfose ao serem empossados.

Crise parece uma doença contagiosa. Só de ouvir falar a pessoa fica contaminada. Esta que está por aí tem jeito de ser global. A crise é como a larva. Ela entrar num casulo. Após a metamorfose saberemos se foi para uma borboleta ou para uma mariposa.

As medidas que estão sendo tomadas são as triviais. A iniciativa privada demite funcionários, como se funcionários fossem peças usadas que podem ser descartadas. Do ponto de vista empresarial está errado? Não. Lamentavelmente os empresários dançam conforme a música. Funcionários é maioria na massa do povo, mas esta maioria nada vale, são manipulados pelos governantes e pelos dirigentes sindicalistas.

Todas as doutrinas econômicas estão alicerças em doutrinas do século dezenove. Também não dá fugir delas, mas é possível pensar numa metamorfose. A crise americana de 1929 aniquilou a economia do mundo. Naquela época o governo americano não fez nenhuma intervenção. Deu no que deu.

Nesta crise que está sendo anunciada, os governos estão injetando dinheiro do tesouro na economia privada. O governo do Brasil também está injetando dinheiro para evitar que a crise destrua o pouco que temos. Onde estava este dinheiro? Quando a CPMF foi rejeitada o governo disse que iria faltar dinheiro para a saúde. Em contra partida aumentou a alíquota de outros impostos. Não penso que seja errado injetar dinheiro público em empresas que tem milhares de funcionários. O que não foi transparente é de como este dinheiro retornará aos cofres públicos. O trabalho é importante, mas a saúde é fundamental.

Não acredite em quem propõe mudanças sem se enclausurar num casulo. Fernando Henrique Cardoso e o atual Presidente propuseram mudanças durante toda a sua vida. Até serem eleito.

No mercado municipal esta prática de prometer mudança também existe. Político é igual a girino. Parece uma coisa, mas é outra. O que mudou? Realmente muitas coisas mudaram. Os pelegos estão no governo, mas a saúde para o povo não mudou nada.

As pessoas têm valor e não cor. O Presidente dos Estados Unidos da América está prometendo mudança. Se Obama der certo, o cristianismo encerrou seu ciclo.