sábado, 3 de janeiro de 2009

Renata

Semana passado o mundo celebrou o nascimento. Nesta semana, mais precisamente dia um, o mundo celebrou o renascimento. Ninguém morreu, mas todos renasceram. Assim é a tradição. Renascer a cada ano novo.

André Luiz dá um tratamento muito singular às pessoas que vivem em seu grupo. Seu grupo no plano espiritual socorre as pessoas que partem desta vida. Todos são tratados por veneráveis irmãos. Para quem queira saber do que estou falando, André Luiz tem uma série de livros. O primeiro desta série de livros chama-se: Nosso Lar.

Quantas moradas existem na casa do Pai? Para quem acredita, nascer é renascer. Para nascer é preciso do óvulo da Rosane. Porque não da Branca, da Luzia, da Cristina, ou da Renata? Para nascer é preciso ficar nove meses num abrigo protegido por uma deusa. A deusa que nos dá a luz. Para renascer basta virar a folhinha do calendário.

Quinta-feira renasci com meus veneráveis companheiros do Rotary Club de Birigui. Fomos recepcionados e abrigados no solar Akira Watanabe. A mais jovem renascida chama-se: Mariana. Filha de André e Mirela. Quanto aos mais velhos é melhor não citar. Todos vivem a eterna juventude sob o lema: “dar de si sem pensar em si.”. O Rotary procura socorrer a sociedade há cem anos. Neste ano nosso clube completará 60 anos de vida dedicada ao servir.

É muito bom ouvir uma linda canção. Zé Kety começou a cantar uma de suas melhores composições. Quanto riso. Quanta alegria. “Máscara Negra”. Imaginei que uma linda mulher estivesse ao meu lado degustando um prato de lentilha e rondele. O mundo mágico da música nos leva a sonhos inatingíveis. Não demorou muito voltei à realidade. O maestro tocou “Coração Corinthiano”.

Tudo mudou com o Renascimento. O Renascimento marcou o fim da Idade Média e o nascimento da Idade Moderna. Que o mais renomado arquiteto Niemayer me desculpe, mas não há beleza alguma em seus projetos, se comparados às catedrais e castelos góticos que os grandes mestres do renascimento ofereceram às pessoas que prezam pela cultura. Como explicar a concepção da Catedral da Sagrada Família em Barcelona? “Nascimento de Vênus” é uma tela pintada por Botticelli. Seria preciso uma página toda da Folha da Região para explicar toda a técnica aplicada nesta obra simples e tão bela. Michelangelo expôs ao mundo seu ponto de vista sobre o “Juízo Final” no teto da capela Sistina. De onde vem à inspiração para Michelangelo pintar a “Criação de Adão”? Renascer é isto. Quantas versões existem nas telas de cinema e TV sobre “Romeu e Julieta”? Renascer é isto.

Ao lado de uma linda Renata, loira e de olhos claros ou de um feioso Renato, todos renasceram à zero hora. O mundo, entretanto, renasceu com o sol. Para alguns, o que era realidade no ano que se findou, não é mais neste novo ano.

Resta a esperança que renasça um mundo mais justo e mais fraterno.