sábado, 27 de dezembro de 2008

Natividade

Tudo nasce. Somente a noite morre. A luz que vem do leste faz as trevas sucumbir. Nasce o dia. Da mesma forma, a noite nasce, fazendo o dia mergulhar na imensidão das trevas. A noite ilumina o poeta a escrever um poema, e sonhar que um grande amor vai nascer. É na noite que as serenatas eram realizadas. É na noite que o corpo repousa.

O que seria do mercado se não houvesse a publicidade? A publicidade é tão essencial para as vendas que às vezes ela se torna uma propaganda. A publicidade pode transformar um simples produto num campeão de vendas. É o caso da natividade de Jesus.
Tomando como base as posições dos astros, um astrônomo quer provar que Jesus nasceu em julho e não em dezembro. Segundo suas explicações, em julho daquele ano Vênus e Júpiter se sobrepuseram e provocou um efeito visual de uma grande estrela no céu nunca vista. Por outro lado o astrônomo pode ter lido Esdras, Jeremias e Lucas, que relatam que pastores cuidavam dos rebanhos ao relento. Prática que não podia ser realizada no inverno.

Se nasceu no inverno ou no verão, pouco importa. O fato é que Jesus tem sido a luz que ilumina o caminho de muita gente. E também pouco importa se nasceu ou não. A publicidade de seu nascimento virou propaganda. Em dezembro os povos pagãos celebravam o nascimento do filho de uma virgem. Que era um Deus.

Paralelamente a este lado místico, existe o presente de natal. Toda criança espera o dia de natal para ganhar um presente. Neste dia as crianças bem comportadas ganham presentes. Um pouco da tradição se perdeu. Todas as crianças ganham presentes. Mesmo as que tenham tido mau comportamento. O simbolismo se perdeu. As crianças deixaram de ser educadas.

Sempre nasce um sonho na noite de natal. Não precisa ser criança. Neste natal ganhei um conjunto de ferramentas. Profissionalmente não serve para nada, mas esperei a vida toda para ganhá-las. Natividade é isto. Ver um sonho nascer.

Da mesma forma que o sol nasce, nós nascemos todos os dias. Toda manhã acordamos com a luz que vem do oriente. Quando pequenos fomos conduzidos pelas mãos de nossos pais. Depois, como pais, conduzimos os passos de nossos filhos. A natividade só se completa quando nada mais temos a acrescentar. A não ser dar palpites gratuitos.

Tudo nasce. Somente a noite morre. A sábia luz que vem do oriente faz as trevas sucumbir. Nasce o dia. Da mesma forma que o dia, a noite nasce, fazendo-o mergulhar na imensidão das trevas. A noite de natal é diferente. Ela é iluminada pelas luzes e pelo espírito da natividade.

A última noite de natal estava quase acabando. Como nascemos todos os dias com o sol, minha tia não quis mais nascer aqui. No final da noite, quando a luz do oriente estava chegando, ela seguiu o caminho iluminado que a conduziu para o plano espiritual do oriente eterno.