sábado, 13 de dezembro de 2008

Mistérios

Como existem mistérios na organização da sociedade. Mistério pode ser um dogma religioso, como exemplo a Santíssima Trindade. Mistérios também é o encanto de linda mulher. Conhecimento reservado a iniciados também é mistério.

A estrutura do governo federal também é um mistério. Por que ter vinte e três ministérios, oito secretarias, cujos secretários têm status de ministros e seis outros órgãos, onde os chefes também têm status de ministros?

É hora de corta na própria carne. Não é mais época das vacas gordas. O pasto está secando. Esta chegando uma tempestade, mas não a água que salva a lavoura. É uma tempestade que pode destruir a lavoura. A crise internacional não chegou aos olhos do Presidente da República, segundo suas declarações.

Esta frase não é minha, mas também não sei de quem é: otimista é o indivíduo que ignora os fatos. O Presidente é ignorante ou está querendo tapar o sol com a peneira? Pois bem, mesmo negando para a mídia que o Brasil está imune à crise internacional, o governo já investiu cerca de duzentos e cinqüenta milhões para conter a crise. Estes recursos não foram liberados diretamente. Referem-se, entre outras ações diminuição da alíquota do depósito compulsórios dos bancos para com o Banco Central.

Talvez não haja crise no Planalto Central, para que não se corte na própria carne os gastos desnecessários. Por que tantos ministérios? Todos sabem que os ministérios desnecessários foram criados para abrigar apadrinhados e arrecadar fundos para o partido. É uma maneira legal de desviar recursos públicos. Para causa socialista, defendida com armas no passado, ou para os cobres da Suíça.

O povo não é otimista e nem é ignorante. O povo não tem opinião. Segue o líder. Seja ele quem for. Segue Jesus somente durante a missa dominical ou nos cultos das inúmeras igrejas evangélicas. Dá voto de confiança ao Presidente e apóia o Prefeito.

O Brasil é o país dos impostos. Para conter a crise, e evitar o desaquecimento da economia, o governo zerou o imposto sobre produtos industrializados para carros populares. E diminuiu pela metade outros tipos de carros. Será que o imposto sobre arroz e feijão também vai abaixar? Não vai. O povo compra arroz e feijão haja crise ou não. E tem mais um fator. Metalúrgico não produz arroz e feijão.

Realmente não há crise no governo. As organizações não governamentais continuam funcionando normalmente. Funcionar normalmente para estas organizações, é continuar recebendo recursos do governo. Uma destas organizações é a Confederação das Mulheres do Brasil. Só este ano esta organização recebeu mais de dois milhões de reais. Embora a presidente desta confederação não more em Paçagarda, ela é amiga do rei. Por outro lado existem organizações não governamentais que não são amigas do rei e nem do prefeito. Estas não recebem recursos. Só processos na Justiça e ameaças de morte.

Estamos em crise ou não? Está para ser aprovada uma proposta de emenda constitucional, pelo Congresso Nacional. Haverá aumento do número de vereadores em Birigüi. E em Araçatuba também. É bom ou é ruim.

Será ótimo. Haverá mais pessoas dando palpites pelo mesmo preço. O orçamento da Câmara de Vereadores não é proporcional ao número de vereadores. Outro fator. Subornar seis vereadores é mais fácil do que subornar nove. A não ser que não haja crise por aqui. Como não há no Palácio do Planalto.

É um mistério que nenhum mago consegue desvendar. O salário dos funcionários é calculado conforme a produção. Seja na indústria ou no comércio. Mas quem decide é o patrão. Não é o caso dos vereadores e deputados. Eles próprios decidem quanto dever ganhar. E o salário de seus assessores também.