sábado, 15 de novembro de 2008

Exquisito

Em 1976 eu comecei a estudar russo na União Cultural Brasil-URSS. Neste mesmo ano eu estava no segundo ano do curso de física na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Eu tinha a pretensão de estudar física em Moscou. Como tudo na vida nós temos que decidir entre duas opções, fiquei na dúvida: vou a Moscou estudar física ou namorar Ludmila Turishova? A maior ginasta dos Jogos Olímpicos de Montreal, embora a Nádia Comaneci tenha recebido a medalha de ouro. Por que ir a Moscou, se a física é a mesma em qualquer lugar do planeta?

Algum proveito do curso de russo eu tirei. Amar e gostar são verbos. Você ama uma pessoa e gosta de um prato de comida. Em russo o verbo é o mesmo. Ia lubliiu, quer dizer eu amo ou eu gosto. Tanto de uma linda loira como uma picanha.

Picanha exquisita é um prato gostoso para de degustar, em espanhol. Este termo não pode ser empregado para uma linda loira. Em resumo, almoço exquisito é um almoço bom. Em português a palavra “esquisito” significa algo totalmente diferente. É algo estranho que diverge do normal. Um projeto esquisito não é um projeto exquisito.(sentido figurado).

É muito esquisito, mas os maiores progressos da sociedade ocorreram nos períodos que esteve sob regimes ditatoriais. Como tudo tem duas opções, nos regimes ditatoriais também tem. Pessoas livres não podem se expressar. Todos têm que idolatrar o chefe. Mesmo que ele seja um bronco. Por outro lado o desenvolvimento tecnológico cresce. Que decisão tomar? Optar pela liberdade ou pelo progresso tecnológico?

Não importa que o povo londrino tenha chorado lágrimas de prata. Se Von Braun não tivesse fabricado as bombas V1 e V2 para destruir Londres, os americanos não teriam chegado à lua. Se é que chegaram.

Albert Einstein tomou outra posição. Fugiu da Alemanha. Qual opção: covarde ou herói? Do ponto de vista nazista um covarde traidor. Pode ser que tenha fugido para não contribuir com a construção da bomba atômica. Uma parte dos cientistas alemães foi para a América. A outra foi para a União Soviética. É sempre assim. É preciso escolher o lado que vai ficar.

Contra censo. Neste período da história, o Brasil vivia sob um regime ditatorial. Entretanto, o governo do Brasil optou em lutar contra os ditadores da Alemanha e da Itália. Nunca li nada a respeito, de que os ditadores tenham uma fraternidade. Um ditador não vai compartilhar sua autoridade com outro fraterno. Podem compor parcerias. O governo do Brasil ficou de fora do Eixo.

Em períodos de exceções, a Justiça fica amordaçada. A Justiça julga conforme a lei, que é feita pelo executivo e aprovada pelos legisladores. A oposição quando não é figurativa, é minoria.

O povo por sua vez prefere a ditadura. Quando Getúlio Vargas morreu, foi uma convulsão, embora tenha se suicidado quando não era ditador. Fora eleito e havia democracia. Será que ele não suportou ouvir a opinião dos outros e se suicidou?

Coitado. Seu espírito se desprendeu da carne e foi para o além. Deixou, como herança ao povo brasileiro a CLT. Direito para os trabalhadores e deveres para os patrões. Entre este legado está o salário mínimo. Por que o povo ganha o salário mínimo? Porque o povo prefere a ditadura, do que exigir um salário digno. Está certo um policial ou um professor ganhar o que ganham? Muito esquisito.

Hoje celebramos o golpe que uma falange do Exército Imperial deu em Dom Pedro II. Quem era justo? O Marechal ou o Imperador? A história diz que o Marechal era o melhor amigo do Imperador. Ambos vivem no plano espiritual, onde não há falange de anjos e arcanjos, porém existem falanges de criaturas inferiores. Será que existe na Terra falange de justos?