sábado, 8 de novembro de 2008

Essênios

Política é uma coisa muito séria. Lamentavelmente existe um número muito pequeno de pessoas sérias fazendo política. Fazer política não é tirar proveito para si, ou para o partido. É saber equilibrar o poder. De modo que o povo seja beneficiado e não ratos que vivem sob o manto do poder.

Todo povo tem seus costumes e suas leis. É muito comum um povo julgar ridículo alguns costumes de outros povos. Da mesma forma, condenar o rigor de certas leis. Em quase todo o ocidente o Estado é laico. No oriente as religiões ainda têm influências sobre o Estado.

Ninguém pode negar, que as nossas leis são fundamentadas nas escrituras da Bíblia. Nem no Brasil e nem em Israel as leis são respeitadas porque o Senhor assim ordenou. A lei é respeitada, porque se for transgredida, tem multa ou vai para a cadeia, teoricamente. Há quem respeita a lei porque é lei. De qualquer forma sempre haverá os que respeitam e os que ignoram. Entre os hebreus também existia grupos divergentes.

Faz séculos. Corre o boato que Jesus fazia parte da comunidade dos essênios. Por que este boato? Porque as pessoas gostam de rotular Jesus como uma pessoa pura. Acredita-se que a palavra essênio significa puro. Os essênios não se maculavam com os propósitos espúrios do povo ou do governo. Para se manterem puros eles se isolavam.

Faz semanas. Corre o boato, que seis vereadores eleitos constituirão um bloco fechado, que só aprovarão projetos ou leis que forem para o bem de Birigui. Os vereadores não querem se macularem com propósitos espúrios do prefeito ou de seus colegas de situação. Para se manterem puros, eles estão se isolando neste grupo.

Política é coisa séria. O prefeito de Araçatuba foi deposto. Não foi deposto porque os vereadores de Araçatuba fazem política séria. Foi deposto porque a Justiça determinou. Se houvesse política séria, ele teria sido cassado.

Política é coisa séria. O presidente da Câmara de Vereadores de Birigui, com o voto de Minerva, rejeitou um requerimento solicitando uma análise da qualidade do asfalto aplicado no recapeamento das ruas da cidade. Quem mora em Birigui sabe o porquê do requerimento, mas para quem não mora, a razão é a seguinte: depois de aplicado a camada de asfalto, ela dura até a primeira chuva. Com a chuva o asfalto dissolve. Quem vai pagar o novo recapeamento?

O povo não deve confiar em vereador, que diz em alto e bom som, que votará em projetos do prefeito, se for bom para Birigui. Este vereador, além de não ter sua própria opinião, não sabe fazer política. O prefeito não precisará utilizar os mesmo métodos do Planalto. Os vereadores são puros e não aceitam mensalidades. Entretanto, aprovarão tudo. Desde que o povo seja informado, que o projeto é bom para Birigui. Não haverá oposição. Para ser oposição, o vereador tem que ter a sua própria opinião. Dizer não é fundamental para equilibrar os poderes, e fortalecer a democracia. É abrir espaço para discutir. Mesmo que seja numa medíocre democracia municipal.

É absolutamente certo que o próximo Presidente da Câmara será o vereador decano. O mais antigo e mais experiente. Retirando o experiente vereador da bancada de oposição, só lhe restará o voto de Minerva. Voto que raramente ocorrerá, pois quem sabe fazer política não deixa a discussão chegar às últimas conseqüências. Muito menos em plenário. Tendo um político que sabe fazer política, os projetos serão aprovados e o povo beneficiado.

É uma pena. Não há políticos na Prefeitura Municipal de Birigüi. Só pessoas com boas intenções e com o propósito de executar seus próprios desejos. As necessidades do povo ficam para outra ocasião.