sábado, 1 de novembro de 2008

Déspota

Quem teria sido o déspota mais esclarecido? Déspota esclarecido parece ser um pleonasmo. Não é. Todo déspota esclarecido sabe tudo. O déspota normal também sabe tudo. A diferença é que o normal se considera soberano e só se reporta a Deus, pois acredita que o poder vem Dele. O esclarecido não se reporta a ninguém, pois se considera iluminado.

A História não registra o trabalho voluntário. Ninguém fica sabendo da existência de heróis anônimos. Os heróis anônimos, íntegros que são, cumprem suas próprias obrigações e, ajudam outros a cumprirem as de responsabilidade deles.

Depois que a Liberdade, Igualdade e Fraternidade da Revolução Francesa quebrou as pernas do Rei da França, o mundo começou a mudar um pouco. Na verdade não quebrou as pernas. Cortou o pescoço.

Naquela época quebrar a perna ou corta o pescoço significava isto mesmo. Perna fraturada e cabeça separada do corpo. Atualmente, para alguns tem um sentido figurado. Para outros é simbólico. Mas a essência é a mesma.

Normalmente o termo déspota está ligado a um rei ou imperador. Não precisa ser rei para ser déspota. O Marquês de Pombal foi um e como o título diz foi marquês e não rei. Foi Primeiro-ministro do Rei Dom José I de Portugal. Nem eleito foi. Existem pessoas, que se tornaram déspotas depois de eleitos pelo voto popular. O maior exemplo deste tipo de déspota foi Adolfo Hitler. Depois de eleito virou ditador. Ditador é o termo usado atualmente.

A relação dos grandes ditadores ou déspotas não é grande, mas o Brasil tem dois nomes: Floriano Peixoto e Getúlio Vargas. Nenhum dos militares entrou na lista. Entretanto não faltam ditaduras em nosso país. A ditadura das minorias está em todos os setores da sociedade.

O Estatuto do Idoso é uma pequena ditadura. Quem criou este estatuto, foi uma minoria, que queria tirar proveito para si, usando os velhinhos. Empresários também estão usando o direito dos velhinhos para tirar proveito para si. Esta semana fui ao Correio postar uma carta. O selo custou um real, mas esperei 26 minutos. Como todos sabem existe o atendimento preferencial aos idosos. O painel chamou a senha A150. Um velhinho se levanta e vai ao guichê. Ele portava uma bolsa tiracolo preta e nela estava gravado o nome de uma empresa. O velhinho usou do seu direito de atendimento preferencial para passar na frente de outros office-boys que estavam aguardando pacientemente sua vez. Quem é o ditador: o velhinho ou o patrão?

O Estatuto da Criança e do Adolescente é uma pequena ditadura. Quem criou este estatuto, foi uma minoria, que queria tirar proveito para si, usando as crianças e os adolescentes. Resultado desta ditadura das minorias: um jovem arrimo de família ou um jovem empreendedor não pode trabalhar, mas tem proteção do Estado para roubar, traficar drogas e matar.

Se for um presidente despótico de uma república será um grande ditador. Se for um prefeito despótico será um pequeno ditador. Quantos prefeitos ditadores existem? Muitos. Felizmente existem os promotores que cassam o mandato deles, mas a imprensa não tem valorizado estes promotores. Pelo contrário.

Adolf Hitler invadiu a França e não destruiu o Arco do Triunfo em Paris. O prefeito de Berlin reconstruiu o Portão de Brandemburgo. O prefeito de Birigui destruiu um arco, que marcava um pouco de nossa cultura, plantada pelo melhor prefeito que Birigui já teve. O monumento que Mário Crem dos Santos construiu perdeu sua identidade. Uma pequena ditadura está administrando a cidade ignorando, que somos cento e dez mil habitantes e, que neste universo existem artistas plásticos e arquitetos que não foram consultados, para que esta mutilação do patrimônio público fosse executada.