sábado, 11 de outubro de 2008

Cinzas

Rescaldo é verificar se há brasa nas cinzas do sobrou de um incêndio. O acidente do avião que não conseguiu pousar em Congonhas ninguém esquece. Inacreditável, mas a culpa foi da tecnologia. Se a aeronave vai engolir a pista, o piloto pode dar um cavalo de pau. A aeronave rodopia. Mas pára. Aquela aeronave não aceita comandos mecânicos do piloto. Não seria melhor deixar o piloto voar a aeronave? A urna eletrônica brasileira não é bem aceita no resto do mundo. O piloto-eleitor não tem para si o comando da máquina. Depois do acidente o que resta é o rescaldo.

Fogo é muito bom. Assa pizza. Existe um fogo que arde sem queimar. O fogo das paixões. O que leva uma pessoa ter paixão por um time de futebol? Quantas pessoas morreram em confrontos de torcidas adversárias? Por que a Polícia tem que arrefecer os ânimos de torcida inflamada se a federação de futebol é uma entidade privada?

Domingo passado encerrou um período que costuma inflamar a mente de pessoas que confundem política com futebol. Futebol não tem lógica. Política tem. Política é discutir idéias para bem administrar a coisa pública. Nunca disseminar a discórdia.

Em alguns municípios a campanha eleitoral pegou fogo. Numa cidade aqui perto a Polícia teve que agir. Militantes de uma ala política tentaram impedir que a outra ala fosse votar. Os policiais desfizeram as barricadas jogando bombas de efeito moral e atiram com projéteis de borracha. Provavelmente o Tenente-coronel daquele batalhão condecorará a tropa pela missão bem sucedida. Em Buritama isto não pode acontecer. Se acontecer, o Tenente-coronel mandar prender todos os policiais que dispersaram as barricadas. Como fez com o policial que cumpriu seu dever e foi preso. A Polícia tem que ser autônoma e não fazer política. Será que na hierarquia da Polícia existe a Escada de Jacó? A escada de Jacó é mágica. Quanto mais se sobe mais iluminada fica a mente.

Em algumas cidades o fogo da política queimou candidatos e em outras não. Algumas optaram por empresários. Outras por sindicalista que há mais de vinte anos não trabalha. O povo é isto. Uma massa ignorante e sem cultura. Mas tem o poder do voto.

No rescaldo do incêndio da campanha é hora de identificar os cadáveres. Alguns candidatos sucumbiram. Outros, embora vitoriosos, sucumbirão por ter um séqüito medíocre e sem cultura.
No caso do município de Birigui, a Lei Maria da Penha deveria ser acionada. Nos cantos da cidade diz-se que o Deputado fez discursos agressivos. Se verdade é que estes discursos ocorreram em campanha, o Deputado perdeu a eleição porque sua boca é menos suja que a do outro. Pessoas que desaprovaram o discurso do Deputado, caíram na falácia do Prefeito. Ou a máquina não acatou o comando para pousar.

Quércia elegeu Fleury através de um estelionato eleitoral. Transformou São Paulo num canteiro de obras. O povo não percebeu o estelionato eleitoral que ocorreu em Birigui. O povo não percebeu o conteúdo do discurso que o Deputado estava tentando passar. Ele usou simbolismo e a doçura de pessoas adoráveis para expor seus ideais.

O séqüito usou a Internet para tentar derrubar quatro vereadores candidatos a reeleição. Lamentavelmente um sucumbiu. Ficou como suplente. Continua atuante e nos bastidores poderá ajudar a manter a ordem estabelecida.

A aeronave que transportava o mandato iria pousa no último dia cinco. O povo não permitiu o pouso. A aeronave arremeteu com a mesma tripulação. Se a aeronave sucumbir neste novo vôo, só nos restará o rescaldo. Retirar das cinzas de sua consciência a certeza de que seu voto não trará prejuízo para a sociedade, nem para os cofres públicos.