sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Egrégora

Consciência coletiva existe? Os estudiosos acreditam que sim.

Faz tempo que não vejo nenhum filme ou vídeo sobre o fundo do mar. Em águas cristalinas víamos cardumes de peixes miúdos. Todos seguiam a mesma direção. Se à esquerda surgisse um perigo, todos, ao mesmo tempo, fugiam para a direita. Este ato instantâneo de tomar uma decisão pode ser chamado de Egrégora? Seria uma consciência coletiva fugir de um perigo iminente? Não sou psicólogo nem biólogo, mas acredito que seja um instinto animal. Coisa que os humanos não têm. Que pena.

Seria Egrégora um conjunto de pensamentos? Será que os pensamentos emitem ondas eletromagnéticas? Ondas eletromagnéticas entram em ressonância. E ressonância só acontece quando a freqüência é a mesma.

Muita gente pensa que os muros de Jericó caíram porque o Senhor ordenou, mas ninguém se lembra que os soldados ficaram marchando ao redor da cidade até que os muros caíssem. A freqüência dos passos dos soldados entrou em ressonância com a freqüência da muralha e ela desmoronou. É infantil acreditar que o Senhor protege alguém. Existem Leis. A Lei é o alicerce da consciência.

Esta consciência coletiva, se existe ou não, ela pode ser negativa ou positiva.

O governo baixou a Lei Seca. Provavelmente para inibir o coletivo de motoristas, que não observar as normas de trânsito, após beber bebidas alcoólicas. Foi veiculada a informação que os acidentes no trânsito diminuiu. Entretanto, a imprensa tem noticiado que os acidentes com motoristas sóbrios continuam ocorrendo de forma drástica. Dá para imaginar, que o pano de fundo desta medida é o aumento de receita e demonstrar força. Não para inibir os acidentes. Neste caso não se aplicou a consciência positiva de evitar acidentes. A consciência negativa se evidenciou. A certeza de que não haverá punição, encoraja o motorista a ultrapassar em locais proibidos para tirar vantagens e chegar mais cedo ao seu destino.

Boi preto anda com boi preto e boi branco anda com boi branco. O ditado é popular, mas as pessoas da mesma índole e de mesmos costumes se agrupam. Quem faz a seleção dos freqüentadores de um barzinho, de uma lanchonete ou de um restaurante? Ninguém. Parece que existe uma onda eletromagnética que entra em ressonância nos cérebros e as pessoas semelhantes se agrupam.

Como explicar o agrupamento de pessoas que tem em comum o pára-quedismo como esporte? De onde Machado de Assis obteve a iluminada pretensão de agrupar imortais? Pretensão que Araçatuba também teve. Poucas pessoas fazem parte de Associações de Letras.

O lado negativo e podre da consciência negativa vem do poder constituído. O político é espelho da sociedade. É nele que o povo tem a esperança de que sua vontade seja executada.

Políticos cometem crimes. São processados e condenados, mas não vão para as masmorras. O lado podre e pobre da consciência opta pelo crime. Seus líderes não são presos. Eles também não serão. E não são porque a Lei os protege.

A maioria esmagadora das pessoas não cometeram e nem cometerão crimes. Esta é uma Egrégora positiva. Advém de boas religiões, de sociedades de estudos, da sua própria cultura, da Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz, da Maçonaria e de uma fonte que prefiro dizer que é a Mente Cósmica. Ondas eletromagnéticas que vêm de algum lugar trazendo ensinamentos. Ensinamento que algumas pessoas têm, e que ninguém sabe de onde veio.

Egrégora negativa está ativa. Esta consciência continua recrutando jovens para a droga, para o vício e para o crime organizado. A alameda dos erros e dos vícios é linda e florida. A alameda da virtude também. Ornamentada com rosas e espinhos. Mais espinhos do que rosas.