domingo, 22 de junho de 2008

Saúva


Alguns discursos de Rui Barbosa parecem terem sido pronunciados antes de ontem. Foram escritos há décadas e o conteúdo continua atual. Esta frase é muito interessante:
Há tantos burros mandado em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que burrice é Ciência.”.

Lendo Rui Barbosa, quem não se lembra de Mário de Andrade? Muita saúva e pouca saúde são os males do Brasil. Nesta época, Mário de Andrade escreveu sobre um herói sem caráter: Macunaíma. O único raciocínio lógico do herói sem caráter era que ele não tinha lógica. Naquela década o atendimento à saúde era precário. Na agricultura a peste não era nenhum molusco. Era um himenóptero. Uma formiga cortadeira que desfolha e mata a plantação.

Pouca saúde, pouca educação e muita saúva são os atuais males do Brasil.

Herói sem caráter é o que não falta no nosso país. Quase todos abrigados em partidos políticos e sindicatos. Naquela época havia mais formigueiros de saúva do que partidos políticos. Atualmente existem mais partidos políticos do que formigueiros.

Na década de quarenta o Ministério da Agricultura promoveu uma campanha, cujo lema foi:
"Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil."

Pouca saúde e muita saúva dos males do Brasil a saúde é o menor. Poderia haver mais recursos para a saúde, sem CPMF e sem CSS, se estas saúvas engravatadas que ocupam cargos nos poderes constituídos deixassem de cortas as folhas das árvores destinas a dar sombra a quem precisa de cuidados médicos. Não havendo recursos públicos, a medicina torna-se mercantilista e até selvagem. É impossível ser atendido em hospitais particulares sem deixar a devida caução na tesouraria. O médico, por sua vez, está amparado pela propriedade intelectual. Mesmo que ele tenha se graduado em uma universidade pública.

Existem alternativas para acabar com o péssimo atendimento que as pessoas pobres recebem em hospitais públicos ou pelo SUS. Basta privatizar todo o sistema de atendimento médico e hospitalar. Recursos existem e são garantidos pela Constituição, que tudo prevê, mas nada exige. Todo o orçamento para a saúde seria administrado pelo Conselho de Medicina. Nunca pelas saúvas eleitas pelo povo. Raramente há notícias de que houve falência de hospitais privados.
Esta proposta utópica parece conversa fiada de quem não tem o que escrever. Alguns sonhos utópicos foram concretizados. Ícaro queria voar. Hoje os homens voam. Júlio Verne foi à Lua. Os americanos informaram ao mundo que também foram. Quem perdia uma perna, só tinha a muleta ou uma perna de pau. Hoje as pernas são mecânicas.

A evolução na medicina não pode se ater às experiências da célula tronco. A administração dos recursos destinados à saúde tem que evoluir. Não pode ficar nas mãos das saúvas dos Palácios e Paços Municipais.

Pouca educação e muita saúva dos males do Brasil, a educação é o menor. Filho de pobre estuda em colégio público. Filho de rico estuda em universidade pública. Por que filho de pobre não pode estudar no Colégio Dante Alighieri ou no Colégio Bandeirante? Colégios que fornecem passaporte para as universidades públicas mais importantes do Brasil? A razão é a mesma do pobre que não pode ser atendido no Hospital Albert Einstein.

A fórmula é a mesma. Privatizar todas as escolas. Muito importante, proibir que escolas funcionem em residências adaptadas, cujas adaptações não passam de retirarem as camas dos quartos e mobiliá-los com mesas e cadeiras. Colégio tem que ser colégio. Naturalmente cada colégio adquirirá o seu perfil. Por razões evidentes. O nível intelectual dos alunos nivelaria as classes. Alguns alunos não gostam de ciências exatas. Outros preferem ciências biológicas. Também há os que não querem estudar e sim adquirir o certificado de conclusão do curso.

Sendo os colégios e as universidades privadas, adeus aos concursos públicos para o ingresso no corpo docente. Adeus também aos professores que sabem a matéria, mas não sabem ensinar. Cada diretor ou proprietário contratará professores com o nível que a escola precisa. O nível do ensino depende do professor. O salário também.

O paciente não pagará pela consulta, mas o médico receberá a justa remuneração. Da mesma forma o aluno não pagará pelo curso, mas o professor também receberá o justo salário.

Pouca saúde e pouca educação dos males do Brasil os menores. O maior mal é a saúva com paletó e gravata e heróis sem caráter, que democraticamente são eleitos pelo povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário