domingo, 8 de junho de 2008

Polêmica



Polêmica é um assunto polêmico. Dá para discutir até a exaustão e não fechar a questão. Por exemplo: Futebol é esporte ou negócio? Não existem mais campeonatos de futebol das categorias mirim, infantil, juvenil e amador. Em algumas cidades estes campeonatos foram extintos, porque atraia muitos bandidos. Os bandidos que entravam em campo não usavam armas, mas os que ficavam assistindo portavam armas para amedrontar os adversários. Não houve polêmica. Cidadão não se mistura com bandido. Os esportistas passaram a jogar futebol em campos particulares. A essência do esporte foi perdida.

Não há nada mais polêmico do que falar sobre o Sport Club Corinthians Paulista. Num campeonato ele está na segunda divisão. Noutro ele vai ser campeão. Título que lhe dará o direito de disputar a medíocre e sem importância competição: A Libertadores da América. Alguns gostam outros não. Dá para discutir o assunto.

Futebol é uma indústria que rende milhões aos dirigentes. Não aos clubes, pois muitos têm dívidas impagáveis. Este assunto não causa polêmica. O povo vai ao estádio, a renda da venda dos ingressos não é suficiente, o clube fica devendo os encargos sociais e o governo cria uma loteria para ajudar os clubes.

Não existe nenhuma loteria para ajudar a indústria, o comércio e a agricultura. Existem linhas de créditos nos bancos, cujos juros o povo paga no preço do produto. Este assunto deveria ser discutido.

Quantos vereadores têm a sua cidade? Deve aumentar ou deve diminuir? O assunto está causando polêmica lá no Congresso Nacional. Como é polêmico, alguns são contra outros a favor. Em Birigüi são onze. O ideal seria trinta e três. Arrebanhar seis vereadores para o lado do prefeito é fácil. Dezoito seria mais difícil. Outro fato seria a possibilidade de ingresso de candidatos, que realmente querem legislar e levar um pouco de cultura para a Câmara.

A cultura vem de cima. Às vezes ela é inata. Como nas camadas sociais, a cultura também tem uma pirâmide. O topo é ocupado pelos mais cultos, que devem ter a obrigação de instruir as camadas abaixo. Na camada social o topo é ocupado por pessoas abastadas. Nem sempre cultas.

Os nossos políticos devem ser cultos ou abastados? Abastados de riqueza própria e não roubada dos cofres públicos. Talvez a resposta certa seria ambos. Ricos e cultos.

Quando se fala em cultura, não se refere ao conhecimento e tradições de um povo. Algumas nações indígenas, que vivem em território brasileiro, não usam vestimentas. Cultura é conhecimento acadêmico, literário e até de almanaque.

Perdemos a cultura de edição de almanaques. Aquela brochura trazia entretenimento e informações. Tudo escrito em português correto. Não causou nenhuma polêmica o desaparecimento dos almanaques. Também não vai causar nenhuma polêmica a reforma ortográfica na língua portuguesa. Estão nivelando por baixo. Como alguém, que não conheça a cidade, vai conseguir pronunciar a palavra Birigüi sem o trema?

É preciso polemizar. É fácil acabar com uma nação. Acabe com sua cultura. Não restará nada para contar a história.

Onde fica Anhatomirim? O povo criou a maior polêmica quando propuseram trocar o nome desta ilha. A razão foi a seguinte: O então presidente dos Estados Unidos do Brasil mandou aniquilar toda e qualquer reação contra a república recém fundada. A do Brasil e, para afrontar os catarinenses, Anhatomirim passou a se chamar Florianópolis. Criar polêmica às vezes não resolve. Outras vezes é fundamental.

Foi o caso dos republicanos ao difamar a Família Imperial. A propaganda foi tão intensa que até nos dias atuais pensa-se que a Família Imperial era composta por pessoas desvairadas.
Não mudou nada. A polêmica continua a mesma. O Exército ao proclamar a República ridicularizou o Império. E teve êxito. O Brasil continua sendo uma República.

Hoje, o Presidente da República está ridicularizando e afrontando o Exército. A mídia noticiou que dois militares mantinham relações íntimas. A Marinha, o Exército e a Força Aérea não engajam homossexuais. Por motivos óbvios. Entretanto, o Presidente da República, comandante em chefe das Forças Armadas, foi a uma festividade de homossexuais, recebeu uma bandeira com as cores do arco-íris e a exibiu para a mídia.

Finalizando, o SUS fará operação de troca de sexo. Por isto vem aí o novo imposto. No restante das atividades médicas continua como antes. Fila de espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário