quarta-feira, 2 de março de 2016

Moralidade



Moralidade devia ser algo como vacina. Inocula-se no indivíduo e este fica imune à imoralidade, à corrupção e às chicanas que estão ocorrendo.
Em tempos passados existia o Prático. Poucos se lembram. E muitos não sabem que existiu. Era uma pessoa que entendia do seu ofício. Havia Práticos que arrancavam dentes, faziam obturações, dentadura e tudo que fosse possível para que a pessoa ficasse com um belo sorriso. Mas não era cirurgião dentista. Era prático.
Outro Prático muito conhecido no passado era o que trabalhava na farmácia. Na maioria das farmácias era o proprietário. Sabia tudo sobre farmacologia e clínicas. Faziam consultas e prescreviam remédios. Mas não era farmacêutico e nem médico. Era prático.
Estes Práticos já não existem mais e não foram extintos por falta de conhecimento. Mas porque há faculdades suficientes para formar dentistas, farmacêuticos e médicos.
Existe um Prático que é insubstituível. Talvez por isto não tenha sido extinto. Na Marinha Mercante o comandante destes imensos navios que atravessam o Atlântico, ao chegar a Santos ele manda parar a embarcação e chama o Prático. O Prático é a pessoa que vai conduzir a embarcação pelo estuário até ao cais para atracar. Com todo o conhecimento que o comandante tem para navegar por todos os oceanos, ele não se arrisca a navegar no estreito estuário de Santos. Que não é tão estreito.
O STF é composto por pessoas de conduta ilibada e notável saber jurídico. São nomeados pelo Presidente da República, antes são sabatinados no Senado Federal. Não prestam concurso, não precisam ter sido juízes e como está escrito na Constituição, não precisam ser advogados. Basta ter notável saber jurídico. Em outras palavras um Prático.
Os pareceres e julgamentos dos membros do STF estão acima das decisões dos juízes togados, que cursaram faculdade e prestaram concurso para a magistratura. Alguns práticos não podem exercer seus ofícios. Outros podem.
O FGTS foi criado, como o nome diz, para garantir um dote para o empregado, quando deixar de trabalhar. Se o empregado for demito sem justa causa, além do dote, o empregador tem de pagar uma multa.
Quando o empregado aposenta o contrato de trabalho é extinto e o FGTS é liberado para saque. Se o contrato de trabalho foi extinto sem que o trabalhador tenha sido demitido sem justa causa, a multa rescisória não é devida. Assim era e ficou no passado.
Os ministros, que julgam sem serem togados, deram parecer dizendo que a aposentadoria não caracteriza extinção do contrato. O empregado passa a receber o benefício da aposentadoria e o salário da empresa. Os empregados podem pensar que é bom, mas onera as empresas, aumentando o Custo Brasil. E quem perde? O povo.
Custo Brasil é um termo usado para descrever o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem o investimento no Brasil. Este custo torna a população submissa e subserviente aos direitos ditos sociais. FGTS, PIS, 13˚ Salário, Seguro Desemprego, Bolsa Família e outros.
Por falta de moral, algumas pessoas gostam de tiram proveito. Outras não. São algumas pessoas com mais de sessenta anos. Um senhor deste grupo estava a esperar sua vez de ser atendido no caixa normal de um banco. Perguntado por que não estava na fila com atendimento prioritário, ele disse: imagino que seja para uma pessoa que necessite de cuidados especiais. E acrescentou mais. Disse que não usa transporte gratuito, porque alguém está pagando por estas vagas disponíveis para idosos. Também imagino que estas vagas sejam para quem não dispõem de recursos financeiros e precisam viajar. Deveria ser vetado a passeios turísticos. Moralidade é isto, a honra acima dos privilégios.
Com tantas notícias de corrupção e desvio de recursos, por que os Ministros do STF não tomam medidas para moralizar a administração pública? Vacina não há.