sábado, 26 de janeiro de 2013

Decálogos


É provável que a existência de muitos decálogos tenha sua origem no Decálogo de Moisés. Razão que motivou pensadores a criarem seus próprios decálogos.
No livro “Cobras e Lagartos”, o autor, Josmar Jozino relata como nasceu e como funciona o Primeiro Comando da Capital. Decálogo são dez normas, regras ou conselhos. A facção não tem um decálogo. Como não sei qual o nome que se dá a um conjunto de treze regras, melhor chamá-lo de Estatuto. São apenas treze itens que os membros são obrigados a fielmente obedecer. Outros autores dizem que são dezesseis. Se alguém descumprir o Estatuto a pena é uma só: a morte. O PCC tem como lema absoluto a Liberdade, a Justiça e a Paz.
A Bíblia é uma fonte de informações. Há pessoas acreditam que os ensinamentos têm cunho religioso e tiram proveito deles. Será que cristãos e judeus seguem fielmente o Decálogo de Moisés?
Disse o Senhor a Moisés: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas, nem as servirás: porque eu, o Senhor, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais, nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem. Faço misericórdia, aos que me amam e guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome do Senhor, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. No sábado não farás nenhuma obra, nem seu filho, nem seu servo. Honra a teu pai e a tua mãe. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem sua mulher, nem coisa alguma do próximo”.
Os EUA é uma potência. Talvez porque tenha crescido alicerçada no decálogo de Abraham Lincoln: “Você não pode criar prosperidade, desalentando a iniciativa individual. Você não pode fortalecer o franco, debilitando o forte. Você não pode ajudar os pequenos, esmagando os grandes. Você não pode ajudar o pobre, destruindo o rico. Você não pode elevar o assalariado, pressionando a quem paga o salário. Você não pode resolver seus problemas, enquanto gasta mais do que ganha. Você não pode promover a fraternidade, admitindo e incitando o ódio de classes. Você não pode garantir uma adequada segurança com dinheiro emprestado. Você não pode formar o caráter e o valor de um homem cortando-lhe sua independência, liberdade e iniciativa. Você não pode ajudar os homens realizando por eles permanentemente o que eles podem e devem fazer por si mesmos”.
A URSS já não existe mais. Talvez por ter sido erguida sobre o alicerce do Decálogo de Lênin: “Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual. Infiltre e depois controle todos os veículos de comunicação de massa. Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais. Destrua a confiança do povo em seus líderes. Fale sempre em Democracia e em Estado de Direito, mas tão logo haja oportunidade assuma o Poder sem nenhum escrúpulo. Colabore com o esbanjamento do dinheiro público. Promova greves, mesmo ilegais. Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam. Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes. Procure catalogar todas as pessoas que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa”.
Quatro opções. O povo brasileiro segue qual?