sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Insegurança


Como definir insegurança? Seria a falta de confiança em si mesmo, em suas próprias qualidades ou capacidade. Também é um sentimento de não estar protegido.

George Orwell escreveu um romance em 1948, que continua atual, mesmo sendo uma ficção. O propósito de Orwell era descrever um futuro baseando-se nos absurdos do presente. Naquela época os absurdos eram os desmandos do Partido Nazista e Partido Comunista Soviético. O romance chamava-se “1948”, mas os editores pediram para inverter e foi publicado com o título de “1984”. Talvez por ser uma ficção do futuro. Talvez para não criar atrito com os governos.

Relembrando, o Big Brother, Grande Irmão em português, era um computador que controlava todos os passos das pessoas. Ninguém podia fazer nada que fosse contra os ideais do Partido. Como o romance é inspirado nos desmandos dos ditadores, dizem que nas fábricas da União Soviética havia inscrições do tipo: se o partido quiser dois mais dois é igual a cinco.

A ficção continua atual. Continua existindo prefeitos que não admitem serem contrariados. Se eles disserem que dois mais dois é cinco, ninguém pode contestar. No romance de Orwell existe outra personagem. Winston Smith é o cidadão que não concorda com o regime, mas trabalha para o sistema. Sua função era distorcer os fatos. Por medo do regime cumpria sua função. Qualquer semelhança com os atuais tempos é mera coincidência.

Segurança Pública não é uma prerrogativa das prefeituras. Se não é, por que há Secretarias de Seguranças nas administrações municipais? Mesmo não sendo competência da prefeitura, algumas atitudes poderia ser tomada para disciplinar a conduta da população.

Se existe canteiros com gramas e plantas ornamentais cercados, a cerca é uma informação que não é permitido entrar no gramado e nem tocar nas plantas. Sendo o povo desprovido de educação de berço, não entendem a proibição subjetiva e nem é necessário colocar a ridícula placa: “não pise na grama”, entra nos canteiros, pisoteia a grama como se fosse um piso normal. Onde estavam os Guardas Municipais?

A falta de cultura é amiga íntima da falta de dinheiro, porém falta de cultura não é uma prerrogativa das pessoas sem recursos financeiros. Entretanto, é nos bairros de menor poder aquisitivo que as crianças soltam papagaios. Muitas vezes com cerol. Soltar papagaios é proibido por uma lei municipal. Onde estavam os Guardas Municipais?

Ciclistas de final de semana ou aqueles que preferem se exercitar pedalando no final das tardes início da noite, são os únicos que obedecem as normas de trânsito. Os demais usuários deste meio de transporte não obedecem. Transitam na contramão, quando não optam pela calçada, desalojando os pedestres. Competência de quem fazer cumprir a norma estabelecida?

Pivetes no Rio de Janeiro, trombadinhas em São Paulo. Aqui eram conhecidos como moleques de rua. Delinquentes juvenis que assaltam, roubam. Estes protegidos do Estatuto da Criança e do Adolescente trafegam para cima e para baixo com suas bicicletas não obedecendo à regra alguma. Competência de quem retirar estes delinquentes das ruas?

Veja que saia justa fica a Polícia. Se recolher ao pátio do Departamento de Trânsito uma bicicleta, como identificar a origem dela e seu verdadeiro proprietário? Onde está o prefeito da cidade e seu séquito, que não as emplaca?

A insegurança é tanta que, a aberração criada por George Orwell em 1948 poderá ser o modelo ideal. Instalar câmara de segurança para monitorar o trânsito, o ir e vir das pessoas e garantir a segurança destas pessoas que pagam impostos e esperam o devido retorno. Onde está o prefeito que ainda não proveu a cidade com este benefício?

O romance George Orwell é uma ficção baseada nos absurdos do presente. Falta tudo nos municípios. Sobretudo segurança e saúde.