domingo, 27 de novembro de 2011

Reforma

Quando a pintura das casas começa a desbotar ou aparentar sinais do tempo, aplicam-se algumas camadas de tinta para ficar com cara de nova. Outras vezes o estado de conservação é tão ruim que a única solução é uma reforma.

Nosso comportamento às vezes precisa de uma demão. Outras vezes precisa de uma reforma. É raro encontrar um indivíduo que reconheça a necessidade de uma nova pintura ou reforma em seu comportamento. As boas religiões oferecem ajuda através de suas doutrinas. Infelizmente existem muitos freqüentadores de igreja, mas poucos religiosos. Há uma frase muito utilizada pelos espíritas: a evolução é pessoal e só acontece depois da reforma íntima.

Toda reforma deveria ser para melhorar. Reforma-se uma residência para que ela fique mais adequada e maior conforto à família. A reforma ortográfica assinada pelo presidente semi analfabeto foi um retrocesso e foi o primeiro passo para que o idioma português seja extinto e se torne espanhol.

Acontecem tantas coisas novas que não dá para saber se são reformas ou criações. A primeira constituição do Brasil foi promulgada por Dom Pedro I. Depois veio a república e uma infinidade de constituições. Os leigos em direito não conseguem perceber se a constituição imperial foi reforma tornando-se republicana ou se estas constituições são novas e mais evoluídas. O fato é que a atual constituição é paternalista e precisa ser reformada.

Fala-se tanto em reforma política. Fala-se, mas atitudes não são tomadas. Supondo que existam discussões sobre a tão falada reforma política, não se discute a extinção da política partidária. Exceto as pessoas que não fizeram a sua própria reforma sobre os conceitos políticos, pois só estas pessoas votam em partidos, a esmagadora maioria vota no candidato. Usando a lógica, por que existir partidos políticos? O exemplo está no resultado da última eleição. Alguém sabe qual é o partido de deputado Francisco Everardo Oliveira Silva? Este deputado usando o seu nome artístico se tornou o segundo deputado mais votado da história do Brasil. Para o povo o que vale é a pessoa. Não o partido.

O Livro da Lei, que é o Antigo Testamento, é a maior fonte de informação para se viver em sociedade. Suas páginas não são degraus que conduzem as pessoas para junto de Deus. Auxiliam na sua reforma íntima. Cada página lida e entendida é um degrau a mais na evolução. Além do Livro da Lei, o passado ajuda nesta reforma, que tem o propósito de evoluir.

Quem não viveu nas décadas de sessenta e setenta e quer entender o que ocorreu naquela época é só acompanhar os fatos que estão ocorrendo na USP. Delinqüentes invadem a reitoria como revolucionários sem metas e saem como estudantes perseguidos. Eu fiz a revisão de meus conceitos políticos e me arrependo de ter sido simpatizante dos movimentos políticos de esquerda.

A atual Constituição precisa ser revista, pois nela tem a marca dos militantes que se opunham ao regime militar. Regime que tinha como propósito acabar com a corrupção e impedir o avanço do comunismo na América Latina. A imprensa nunca noticiou o quanto os presidentes militares se enriqueceram durante o período que a esquerda chama de ditadura. Por uma razão muito simples. A fortuna deles era apenas fruto do soldo que recebiam do Exército. Isto é, nada.

O último ministro a cair foi o do esporte. Caiu por corrupção. O ministro caiu, mas o partido dele continua com o poder de administrar o orçamento do ministério. Ministério que não tem razões para existir. Da mesma forma, outros tantos que só existem para acomodar política partidária.

Se o povo escolhe uma pessoa, por que o partido é o dono do cargo? É hora de criar o candidato sem partido e voto distrital.