sábado, 3 de setembro de 2011

Contramão

Reação atômica utilizada para o bem é bom. Utilizá-la para construir bomba atômica é uma sandice sem precedente. Entretanto, guardada as devidas proporções, é como a faca. Tanto fatia uma suculenta picanha, quanto pode ser usada como arma branca.

Quando um veículo transita por uma avenida e precisa frear repentinamente, o sistema de frenagem aplica às rodas a Terceira Lei de Newton. Que diz: contra uma força surge outra de igual intensidade e de sentido contrário.

A sociedade também é assim. Reage. Às vezes como a Terceira Lei de Newton. Anula o movimento social. Outras vezes como uma bomba.

Está acontecendo um fato que, em pouco tempo a Polícia será para a sociedade o que é a Guarda da Rainha. Apenas uma entidade símbolo do Poder. A Guarda protege a Família Real e a Polícia protege a população.

Todo mundo sabe que a Guarda que fica como uma estátua à porta dos palácios de Londres não está lá para proteger e sim simbolizar que ali há proteção. Atualmente a Polícia ainda não é um símbolo de proteção. Em breve será.

Quando começou circular notícias sobre as milícias na cidade do Rio de Janeiro, transpareceu que a sociedade estava reagindo contra o mundo do crime que controlava as favelas. Como se sabe, os traficantes controlavam e continuam controlando os morros da cidade maravilhosa. Não era exatamente isto. Era outro grupo querendo o poder.

A imprensa ainda não publicou nada a respeito. Em Birigui a sociedade está reagindo contra o crime. A esperança é que a Polícia Militar e Civil postem-se como a Guarda da Rainha. Bandido é um ser covarde. Não tem coragem de roubar à frente de todos. Políticos também. Desviam verbas para execução de obras desnecessária em proveito de grupos que compõem a elite no poder.

Vou relatar um fato. Não é único. Um bandido roubou a bolsa de uma senhora e saiu correndo. Um motoqueiro o esperava e ambos evadiram-se. Entretanto, os bandidos não esperavam que fossem perseguidos por pessoas comuns. O cidadão honesto e sem credencial policial alcançou o meliante e derrubou-o da motocicleta. Neste instante começou o inquérito policial, o julgamento judicial e o cumprimento da pena. A bolsa roubada foi devolvida à vítima e o bandido espancado por um grupo de cidadãos que pagam impostos e não têm proteção de Estado.

Se este bandido tivesse sido preso pela Polícia o que teria acontecido com ele? Nada. Porque a Justiça aplica a lei estabelecida pelo Congresso Nacional.

Quando a sociedade reage é como uma reação atômica. Pode ser para o bem, como pode ser para o mal.

Por que será que a Juíza do Rio de Janeiro foi executada? Estaria na contramão?