sábado, 7 de maio de 2011

Insegurança

Em todos os sentidos a sociedade pensa em segurança. Protegida dos bandidos. Assistência médica e hospitalar. Garantia da preservação dos bens patrimoniais. Ninguém pensa na insegurança. Ela existe. Pode ser falta de proteção ou falta de confiança em suas próprias qualidades. O que é insegurança?

Os americanos foram à lua? Nenhuma pessoa ligada à ciência tem coragem de negar. O líder da Al Qaeda morreu? Notícias fabricadas podem trazer auto-estima coletiva. Pode gerar insegurança, ou promover as atitudes dos que estão no poder do Estado.

Ficção científica é coisa de escritor, mas são os cientistas que desenvolvem estas idéias inexistentes pelos escritores criadas. Júlio Verne mandou o homem à Lua com um tiro de canhão. Werner Von Braun construiu as bombas V1 e V2. A intenção era destruir Londres. Terminada a guerra foi para os Estados Unidos e na NASA criou os foguetes Saturno, que diz a história mandou os americanos para a Lua.

Se num texto estiver escrito “Grande Irmão”, poucos saberão do que se trata. Se estiver escrito “Big Brother” a maioria pensará que se trata de um programa de televisão. Mas quem leu George Orwell sabe quem o Grande Irmão. No livro o Partido controlava tudo através de câmeras instaladas em todos os recintos. As pessoas eram observadas o tempo todo. Segurança para o Estado. Insegurança para o indivíduo.

Nos países de língua inglesa existe uma frase para inibir a atitude de pessoas preste a cometer um ato não muito lícito: o Grande Irmão está te observando. Outra frase tem conotação de propaganda: o Grande Irmão zela por ti. Sendo o Brasil o país dos impostos, existe outra frase: o Leão está de olho em você. O leão da Receita Federal observa a todos. O governo federal zela concedendo bolsa família ao povo e veta reajuste digno nas aposentadorias de quem contribuiu para tê-las.

No atual governo federal existe mais de vinte ministérios. Nos governos estaduais e municipais a farra é a mesma. Na história de George Orwell havia somente quatro.

Ministério da Verdade. Sua principal função era falsificar documentos de modo que nunca os podres do partido viessem a público. Algo semelhante a blindar o presidente ou o prefeito.

Ministério da Paz. Este ministério era responsável pela guerra. O propósito era deixar o povo sempre pronto para uma guerra. De certa forma é uma maneira de subjugar o povo, deixando-o sempre sob as ordens do Partido.

Ministério da Fartura. Este ministério tratava da economia. A principal função era divulgar a produção fazendo a população acreditar que o país estava bem. Entretanto havia fome nas camadas mais baixas da sociedade.

Ministério do Amor. A responsabilidade principal era a espionagem e controle do povo. Sexo só para procriação. Já no Brasil o governo oferece preservativo, pílula do dia seguinte e tudo que for possível para que se faça amor. Mas não ensina o que é amor.

Tal qual na Oceania, reino fictício da obra de Orwell, no Brasil está se alastrando a febre das câmeras de segurança. Aqui não é o Estado controlando as pessoas. É a sociedade procurando alternativas para se proteger, visto que o governo nada faz para inibir roubo, furto, assalto, seqüestro. Para conter uma força só outra de intensidade maior e de sentido contrário. A Polícia é esta força. Só é preciso deixá-la trabalhar.

O que é um dispositivo para segurança, vai se tornar uma insegurança. As câmeras estarão nos vigiando todos os nossos instantes. Os controladores destas câmeras terão conhecimentos de nossos hábitos. A intimidade das famílias poderão se tornar pública.

Insegurança é isto. Sem proteção sem confiança.