segunda-feira, 18 de abril de 2011

Face

É a face nosso veículo de comunicação com o mundo. Através das reações faciais que é transmitido nossos sentimentos. Riso é alegria. Lágrima é sofrimento. Uma área pequena do corpo humano composta pela testa, bochechas, olhos, nariz, boca e delimitada pelas orelhas. Todos os órgãos dos sentidos estão na face. Exceto o tato que é mais evidenciado nas mãos.

As faces são pálidas, róseas, pardas, negras e outros tons. Que cor é a face das pessoas que nascem na Índia. Não é branca não é negra. Nem parda. É daquela cor que não sei o nome. Entretanto, todas têm algo em comum: a comunicação entre si.

O vocábulo tem muitos significados. Cara é um deles. Os significados da palavra cara também se multiplicam. Cara triste, cara de pau, verso da moeda e tantos outros.

Até o carnaval mudou de cara. Em alguns clubes não tocou samba nem marchas. A garotada preferiu funk. As fantasias não são mais brasileiras. Sessenta por cento da matéria prima veio da China. Até a indústria do carnaval está mudando. Fantasia da China e música com raízes afro-americana.

Lançar em face é uma locução. Significa dizer a verdade a alguém. E para dizer a verdade existem algumas caras que não mudam. A face que identifica a pessoa e também sua raça até muda. O que não muda é a cada de pau das pessoas que administram a coisa pública.

Em 2007 o governo Luiz Inácio privatizou algumas estradas federais. Naquela época a chefe da Casa Civil era a Soberana Dilma Rousseff, que defendeu o modelo durante a campanha eleitoral por ter um preço menor. Em face do fato a imprensa anunciou que o aumento das tarifas nos pedágios das estradas federais superou a inflação. Dois pesos e duas medidas. Uma antes da eleição outra depois.

Além do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores a população paga pedágio para ir e vir. Em face disto as opiniões se dividem. Alguns são radicalmente contra pagar pedágio. Outros aceitam o pagamento, pois as rodovias estão melhorando o estado de conservação. Um terceiro grupo acredita que as tarifas deveriam ser redimensionadas. Como as caras não mudaram, a certeza é que nada mudará.

Uma grande empresa no ramo de calçados ocupa dois quarteirões separados por trecho inicial de uma rua. Há alguns anos esta empresa solicitou à administração pública a cessão desta via pública, mediante pagamento, para viabilizar a produção e criar mais empregos. A proposta foi rejeitada pela veemente oposição dos seguidores do então presidente Luiz Inácio.

Como na administração pública sempre há duas faces, os mesmos seguidores não se opuseram à construção de um espaço no meio de uma rua obstruindo o trânsito. A empresa pretendia aumentar a riqueza do município. A administração municipal gastou dinheiro público em uma obra deixando de priorizar outras mais necessárias. O Ministério Público nada fez.

Ministério Público de Birigui ajuizou ação contra quinze políticos. Catorze vereadores e o prefeito que sancionou a lei para pagamento de aposentadoria aos parlamentares. O mérito da questão é de alçada da justiça. Esta é a face que todos esperam da Justiça. Se for justo que a devolução seja feita.

Outro processo corre na Justiça. Este processo também tem como causa o prejuízo causado aos cofres público. Face aos fatos, os advogados das partes envolvidas pediram o arquivamento do processo que respondem por aplicação de pavimentação fora do padrão contratado. Esta é a face que todos esperam da Justiça. Se for justo que seja feita justiça.

Num sentido figurado todas as pessoas têm suas facetas. Ora defende uma causa, ora defende outra. Não se trata de quem estuda, evoluiu e muda de opinião. Todos deveriam mudar de opinião sempre que perceber que a nova proposta é melhor para si ou para a maioria. O que é condenável é ter duas faces. Uma para uma situação outra para outra. Isto é imoral.