domingo, 25 de outubro de 2009

Daninha

Não tive tempo de procurar a origem etimológica da palavra daninha. Talvez tenha a ver alguma coisa com danada. Porque daninha associada a erva só causa dano. Erva daninha é aquela praga que nasce no meio da cultura de arroz, feijão, na grama de nossos jardins ou qualquer plantação sem que alguém tenha plantado. Parece político.

Existe um sentido figurado também. Pessoa que macula, que desonra, que mancha, que conspurca. Pessoas que causam danos a alguém ou à sociedade.

Faz algumas semanas a Câmara de Vereadores de Araçatuba rejeitou um veto do prefeito. Sabem quando esta hipótese aconteceria na atual Câmara de Vereadores de Birigui? Nunca. A razão é simples e notória. A Câmara é composta por um grupo de vereadores e por um bando de vereadores.

O grupo é composto por vereadores que têm opinião própria e estão a serviço dos propósitos a que foram eleitos. Dos propósitos que mais está se evidenciando é a fiscalização dos atos do Poder Executivo e defender os direitos da população.

O bando, por sua vez, é composto por vereadores que tem a mesma opinião do prefeito. Não estão a serviço dos propósitos a que foram eleitos. O propósito principal é blindar a figura do chefe do Poder Executivo e de todo o secretariado.

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Birigui houveram tantos requerimentos rejeitados que perdi a conta de quantos foram. Não importa qual o motivo. Basta que o assunto respingue na figura do alcaide que será rejeitado.

Os funcionários que estão a serviço destes programas que fomentam as campanhas publicitárias do governo federal são transportados em peruas e carros. Todos pintados nas cores da atual administração. São tantos veículos que não sei como a prefeitura os comprou, pois é dito que não há recursos. Estes veículos circulam pela cidade o dia inteiro. Dá a impressão que estão trabalhando.

Os funcionários que realmente trabalham são transportados na carroceria dos veículos. Não como gado, pois o transporte de gado tem a carroceria própria. Os funcionários da prefeitura não têm gaiola própria para eles. Nem pau de arara eles são.

Por causa destes fatos, um vereador solicitou explicações através de um requerimento. Evidentemente o bando rejeitou o requerimento. O Edil-Mor, usando a palavra, tentando defender o indefensável, disse que em Araçatuba o transporte dos funcionários da Prefeitura é muito pior. Se for para copiar algo de Araçatuba seria melhor nos espelharmos naquele índice que o radialista Aladim Martins publicou em seu blog. Araçatuba está entre as cem melhores cidades para se viver. Birigui ocupa a posição quatrocentos e não sei quanto. Para uma cidade industrial é muita diferença.

Beethoven era um homem privilegiado. Ficou surdo, mas conseguia ouvir suas composições. Paradoxo? Não. Lendo a partitura ele sabia o que estava sendo executado pela orquestra. Não é o caso da maioria de nós mortais, visto que Beethoven é um imortal. Para nós é melhor ouvir besteira do que ser surdo. Assim diz o dito popular.

Do que está escrito acima você não ouviu. Leu. Eu não gostaria ter o privilégio de Beethoven. Ouvir suas músicas sendo surdo. Ouvir todas as músicas através da leitura das partituras, mas sem saber o que se passa às suas costas.

O povo é um Beethoven. Vê a orquestra composta por políticos tocando, mas o maestro não fornece a partitura. Vemos o movimento, mas não sabemos qual é a música.

Político pode fazer parte de um grupo ou de um bando. E pode trocar de lado. Por convicção ou por suborno.