quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Politicamente



Muitas necessidades são resolvidas politicamente. Outras ficam pendentes pelo mesmo motivo. E se você fosse prefeito eleito, seria um prefeito politicamente correto ou um prefeito correto? Quem inventou esta história de Politicamente Correto? Pouco importa.
E se você fosse o próximo prefeito, como resolveria este flagelo, que é a falta de água? Abrir poços, sejam artesianos ou profundos, é bom para quem? Talvez para a empresa que os perfura e para as empresas que darão manutenção. Como o Brasil é a república da propina, talvez alguém seria beneficiado.
Toda a água dos córregos Parpinelli, Jôfer, Vendrame, Nunes e BTC, que fazem parte da bacia do Córrego Biriguizinho é perdida. Tanto as águas das nascentes como as águas pluviais.
Por que perfurar poços se temos água de superfície em abundância? Na noite do dia 8 de dezembro ocorreu uma forte chuva. Boa parte das ruas da cidade ficaram alagadas. Em pouco tempo esta água pluvial escorreu para a Bacia do Biriguizinho e se perdeu. Por que não recolhê-las em cisternas? E depois usá-las, tanto no abastecimento como na limpeza pública.
Se você fosse o prefeito eleito, por que você não construiria um reservatório das águas da Bacia do Biriguizinho em sua foz? Lá tem um terreno enorme que é usado para acumular entulho e toda sorte de materiais descartados. Com bom senso este reservatório poderia ser usado para abastecimento e lazer.
O local mais adequado para construir a nova estação de tratamento é onde está instalado o sindicato e parte da administração municipal. Fica uma pergunta: por que o sindicado, que uma entidade privada, funciona nas instalações da prefeitura? Ou será que não é mais da prefeitura?
Se você fosse o novo prefeito, você modificaria o atual sistema viário? Acredito que sim, pois o atual é semicaótico. Semáforos de três tempos maus programados, tornando o trânsito lento e retardando a ida e vinda das pessoas. Algumas ruas são preferencias, sem terem maior fluxo de veículos. Exemplo? Qualquer transversal da Rua Egídio Navarro no trecho da Vila Bandeirantes. Todas são preferenciais. A Rua Egídio Navarro não. Mão de direção em sentido que mais parece favorecer algum morador do que o fluxo de trânsito, e que na verdade atrapalha a população.
Se você fosse um prefeito correto, certamente não pavimentaria as ruas secundárias com o que usualmente é chamado de asfalto. Custa mais barato, mas requer manutenção, que é cara. As ruas que tem pouco trânsito deveriam ser pavimentadas com lajotas. Lajotas do tamanho de um tijolo. Seria um pavimento para sempre. Zero custo de manutenção.
De onde será que tiraram a ideias de que a pavimentação das ruas tem que ser côncava? Consequência desta ideia: as águas pluviais correm para a sarjeta. Se a chuva for forte invade as calçadas, as casas e os estabelecimento comerciais. Sobretudo porque encontram os carros estacionados, provocando represamento e desvio da água. Em consequência da curvatura côncava, surgem as valetas nos cruzamentos. Alguns cruzamentos são intransponíveis, quando a chuva é forte.
Certamente, se você fosse o novo prefeito, faria a pavimentação das ruas com a curvatura convexa. As águas pluviais correriam pelo centro da rua. Não invadiria casas e nem as lojas. Seria o fim das perturbadoras valetas nos cruzamentos, que provoca danos aos automóveis.
Se você fosse o novo prefeito, certamente estabeleceria um plano de cargos e salários justos para os servidores. E para evitar discussões nos dissídios, indexar ao salário mínimo. Regulamentar também o próprio salário. Por que não dez salários mínimos?
Por que a remuneração dos vereadores é tão alta? E para quê assessores?